Artigo

145 Limited 500

Algumas Marcas fazem versões muito especiais, fora de série, de seus carros. Normalmente estas versões são limitadas a um certa quantidade de veículos e ficam muito pouco tempo à venda no mercado. Foi assim quando a Renault, aqui mesmo no Brasil, lançou o Clio Boticário e a mais recentemente quando a própria Alfa Romeo, em 2004, lançou na Europa o Alfa 147 Shape.

Estas versões podem ser produzidas exclusivamente pelo próprio fabricante, como é o caso do exemplos acima citados, ou em parceria com alguma outra empresa de acessórios que tenha "carisma" e um nome forte.

E foi exatamente o que aconteceu no início de 2000, na Alemanha. A Alfa Romeo se juntou a Zender e criou um versão ainda mais esportiva da Alfa 145, com uma série limitada a 500 unidades.

As diferenças desta versão para a versão de série não foram muitas, até porque o modelo tinha acabado de passar por um facelift e não poderia sofrer mudanças na carroceria.

Com o sucesso desta versão, lançada em Janeiro de 2000, a Alfa Romeo da Alemanha resolveu lançar em Agosto do mesmo ano uma segunda edição especial. Confira o arigo sobre a 45 Edizione Sportiva neste link.

Abaixo, o que era diferente nesta versão:

145 Limited 500
  • Rodas Zender, aro 16, modelo "Le Mans" e pneus 215/40

  • Ponteira de escapamento diferenciada

  • Pisca lateral branco/transparente

  • Aerofólio

  • Console em alumínio

  • Pedaleiras e descanso do pé esquerdo em alumínio

  • Volante de couro preto

  • Placa com o número de fabricação, de 001 a 500, no console

  • Tapetes com o logotipo "Alfa Romeo"

  • Manopla do câmbio e de freio de mão em alumínio

  • Três opções de motores: 1.4 (103cv), 1.6(120cv) e 1,9 TD (105cv)

  • Disponível somente em na cor preta

  • Adesivo nas laterais e na mala com a inscrição "500 Alfa Romeo Limited"

145 Edizione Sportiva

Fotos

As duas versões lançadas na Alemanha em Janeiro e Agosto de 2000, são muito similiares. Podemos observar pequenas diferenças no console central e nas cores oferecidas. As duas versões, equipadas com molas Eibach são ligeramente mais baixas que a versão tradicional e possuem 04 air-bags.

por David Cipriano.