Artigo
145 Limited 500

Algumas Marcas fazem versões muito especiais, fora de série, de seus carros. Normalmente estas versões são limitadas a um certa quantidade de veículos e ficam muito pouco tempo à venda no mercado. Foi assim quando a Renault, aqui mesmo no Brasil, lançou o Clio Boticário e a mais recentemente quando a própria Alfa Romeo, em 2004, lançou na Europa o Alfa 147 Shape.
Estas versões podem ser produzidas exclusivamente pelo próprio fabricante, como é o caso do exemplos acima citados, ou em parceria com alguma outra empresa de acessórios que tenha "carisma" e um nome forte.
E foi exatamente o que aconteceu no início de 2000, na Alemanha. A Alfa Romeo se juntou a Zender e criou um versão ainda mais esportiva da Alfa 145, com uma série limitada a 500 unidades.
As diferenças desta versão para a versão de série não foram muitas, até porque o modelo tinha acabado de passar por um facelift e não poderia sofrer mudanças na carroceria.
Com o sucesso desta versão, lançada em Janeiro de 2000, a Alfa Romeo da Alemanha resolveu lançar em Agosto do mesmo ano uma segunda edição especial. Confira o arigo sobre a 45 Edizione Sportiva neste link.
Abaixo, o que era diferente nesta versão:
Rodas Zender, aro 16, modelo "Le Mans" e pneus 215/40
Ponteira de escapamento diferenciada
Pisca lateral branco/transparente
Aerofólio
Console em alumínio
Pedaleiras e descanso do pé esquerdo em alumínio
Volante de couro preto
Placa com o número de fabricação, de 001 a 500, no console
Tapetes com o logotipo "Alfa Romeo"
Manopla do câmbio e de freio de mão em alumínio
Três opções de motores: 1.4 (103cv), 1.6(120cv) e 1,9 TD (105cv)
Disponível somente em na cor preta
Adesivo nas laterais e na mala com a inscrição "500 Alfa Romeo Limited"
145 Edizione Sportiva
Fotos
As duas versões lançadas na Alemanha em Janeiro e Agosto de 2000, são muito similiares. Podemos observar pequenas diferenças no console central e nas cores oferecidas. As duas versões, equipadas com molas Eibach são ligeramente mais baixas que a versão tradicional e possuem 04 air-bags.
por David Cipriano.