Artigo
145 Edizione Sportiva

Esta é outra 145 muito especial. Após o sucesso da versão Limited 500 lançada em Janeiro de 2000, a Alfa Romeo da Alemanha resolveu lançar, em Agosto do mesmo ano, mais uma versão diferenciada para o modelo 145.
Desta vez, a série especial foi batizada de "Edizione Sportiva" e continha praticamente as mesmas dierenciações da versão Limited 500 para a versão de série, porém com algumas pequena diferenças.
Podemos dizer que a maior delas estava no fato desta série não estar limitada apenas a 500 unidades.
O pacote de equipamentos do 145 Edizione Sportiva não estava disponível nesta para as versões standard. Do lado de fora, o modelo especial é caracterizado por rodas de liga leve "Zender Le Mans" de 16 polegadas com pneus largos medindo 215/40. Um segundo conjunto de rodas de liga equipado com pneus de inverno estava incluído sem custo adicional.
A suspensão esportiva é rebaixada e equipada com molas Eibach. O acabamento do escapamento em alumínio polido e o spoiler acima da porta traseira têm como objetivo dar ao Alfa uma aparência mais esportiva. Luzes indicadoras brancas são usadas na frente para combinar com os elementos de alumínio. No interior, um volante em couro preto com costuras vermelhas.
A manopla de câmbio em alumínio com revestimento de couro costurado em vermelho, o contorno de alumínio aparafusado da alavanca de câmbio e a alavanca do freio de mão em alumínio são outros detalhes de design do interior. Da mesma forma, os contornos das maçanetas cromadas, os suportes dos vidros elétricos e do console central foram projetados para ter o mesmo visual. Também se encontra alumínio nos pedais e no suporte do pé esquerdo. Quatro airbags, banco traseiro dividido assimetricamente, volante regulável em altura, vidros coloridos e vidros laterais traseiros ajustáveis completam os equipamentos de série.
Em termos de motorização, eram oferecidos uma versão 1.4 T.Spark com 103 cv e uma versão 1.6 T.Spark de 120 cv. Além disso, o modelo especial também é oferecido com o turbodiesel 1.9 JTD 105 cv.
O preço para a versão com motor 1.4 girava em torno de 35.000 marcos, cerca de 18.500 dólares na época.
Abaixo a relação das diferenças para a versão de série e para a versão Limited 500:
Apenas nas cores: vermelha, prata e azul
Rodas Zender, aro 16, modelo "Le Mans" e pneus 215/40
Ponteira de escapamento diferenciada
Pisca lateral branco/transparente
Aerofólio
Console em alumínio
Pedaleiras e descanso do pé esquerdo em alumínio
Volante de couro preto
Tapetes com o logotipo "Alfa Romeo"
Manopla do câmbio e de freio de mão em alumínio
Três opções de motores: 1.4 (103cv), 1.6(120cv) e 1,9 TD (105cv)
145 Edizione Sportiva
Fotos
As duas versões lançadas na Alemanha em Janeiro e Agosto de 2000, são muito similiares. Podemos observar pequenas diferenças no console central e nas cores oferecidas. As duas versões, equipadas com molas Eibach são ligeramente mais baixas que a versão tradicional e possuem 04 air-bags.
por David Cipriano.