A Marca
Modelos já fabricados
Nesta página listamos todos os carros e protótipos já produzidos pela Alfa Romeo, com especial ênfase para os modelos fabricados e comercializados no Brasil. Como a lista é grande, aos poucos serão incluídos novos modelos, todos pelo menos uma foto para que todos os amantes da Marca Italiana possam conhecer e aprender ainda mais sobre Alfa Romeo.
Modelos de série fabricados no Brasil
Conheça quais foram os modelos fabricados e comercializados no Brasil.
Modelos de série fabricados pelo mundo
Descubra os modelos fabricados fora do Brasil e saiba quais foram comercializados por aqui.
Protótipos
Saiba quais estudos foram produzidos e quais, infelizmente, não chegaram a linha de produção.
Protótipos Autodelta
Protótipos especiais de alta performance produzidos pela Autodelta, a divisão esportiva da Alfa Romeo.
Modelos de Série
Fabricados no Brasil
-
1960 FNM 2000 JK
Primeiro automóvel da FNM (que desde 1949 produzia caminhões da Isotta-Fraschini), o JK-2000 (uma clara homenagem ao presidente Juscelino Kubitscheck, incentivador da indústria automobilística) era baseado no Alfa Romeo 2000 de 1957, que fez pouco sucesso na Itália, mas encantou os brasileiros com seus frisos, cromados e seu discreto rabo-de-peixe.
Também trouxe várias inovações, como motor de duplo comando de válvulas no cabeçote e câmaras de combustão hemisféricas, câmbio de cinco marchas, suspensão independente nas rodas dianteiras e embreagem de acionamento hidráulico.
-
1966 FNM 2000 Onça
Genaro "Rino" Malzoni, criador do GT Malzoni e do Puma GT, foi incumbido de projetar um esportivo com a mecânica do JK 2000.
O resultado era o Onça, cujo perfil lembrava o Ford Mustang, mas vinha com o cuore dos Alfa Romeo na dianteira. O motor tinha 20 cv a mais que o JK, e seu interior vinha com todos os luxos do sedã, incluindo estofamento de couro e volante esportivo Walrod.
O Onça era produzido artesanalmente: Rino fazia as carrocerias na cidade Matão, São Paulo, e as mandava para fábrica da FNM, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde recebia os componentes mecânicos.
Mas o Onça teve vida curta: sua produção era encerrada no ano seguinte. Não há dados precisos, mas estima-se que foram construídos menos de dez unidades.
-
1966 FNM 2000 timb
Versão esportiva do JK 2000, o timb (Turismo Internacional Modelo Brasileiro) vinha com motor mais potente (130 cv contra 95 cv do original), bancos dianteiros individuais, alavanca de câmbio no assoalho. Externamente a única diferença visível é o escudo menor e mais baixo, que fez desaparecer a saliência no capô.
-
1969 FNM 2150
Em 1969 a FNM modificou seu modelo 2000: o escudo ficava menor, a cilindrada do motor foi aumentada para 2,13 litros (daí a denominação 2150), e, opcionalmente, bancos dianteiros individuais e câmbio no assoalho.
-
1972 FNM 2150
Já sob controle acionário da Alfa Romeo, a FNM atualizou seu modelo 2150: o escudo ficava mais baixo e largo, bancos dianteiros individuais e câmbio no assoalho. Jamais a marca havia experimentado tanto sucesso nas vendas. Em 1974, finalmente, o nome FNM desaparecia junto com o 2150, cedendo lugar para o Alfa Romeo 2300.
-
1974 Alfa Romeo 2300
-
1977 Alfa Romeo 2300 B
O 2300 B representa a primeira atualização da linha 2300. Vinha com lanternas traseiras maiores, grade preta sem frisos e com cuore maior, novo painel de instrumentos, novo volante, novo carburador, e ausência da barra estabilizadora na suspensão dianteira.
-
1978 Alfa Romeo 2300 ti
O 2300 ti (Turismo Internacional) vinha com carburação quádrupla, que fornecia mais 8 CV ao motor, grade com quatro frisos, parachoques traseiros mais compridos e dianteiros com piscas embitidos, friso aluminizado mais largo e com trevo (Quadrifoglio) na coluna traseira, luz de leitura sobre o banco traseiro, que tinha cintos de três pontos e apoios de cabeça nos assentos laterais. No painel, novos instrumentos: ponteiro da pressão do óleo, voltímetro e relógio analógico.
-
1980 Alfa Romeo 2300 sl
-
1980 Alfa Romeo 2300 ti4
-
1983 Alfa Romeo 2300 ti4
Ligeiras alterações estéticas: Lanternas traseiras com pisca âmbar, novas rodas de aço e faixa de alumínio na tampa da mala. Por dentro, console de teto com luz e relócio digital. No painel, agora cinza, indicador de desgaste das pastilhas dianteiras e de nível do óleo do motor.
-
1985 Alfa Romeo 2300 ti4
Apresentada em agosto de 1984, esta última vesão do Alfa nacional tinha grade mais saliente, cuore mais largo, emblema mais atual (7,5 cm), lanternas traseiras maiores, parachoques cromados mais robustos e com polainas plásticas, novo volante.
Modelos de Série
Pelo Mundo
-
1908 Darracq 8-10 HP
-
1910 A.L.F.A. 24HP
-
1911 A.L.F.A. 15 HP
-
1913 A.L.F.A. 40/60 HP
-
1914 A.L.F.A. 40/60 HP Aerodinamica
-
1921 Alfa Romeo 20-30 ES
-
1923 Alfa Romeo RL Targa Florio
-
1924 Alfa Romeo RL Targa Florio
-
1924 Alfa Romeo R.M. Sport
-
1925 Alfa Romeo RL Super Sport
-
1926 Alfa Romeo RL Super Sport
-
1927 Alfa Romeo 6C 1500 Sport
-
1927 Alfa Romeo 6C 1750
-
1927 Alfa Romeo RL Super Sport
-
1928 Alfa Romeo 6C 1500
-
1930 Alfa Romeo 6C 1500 Testa Fissa Zagato Spyder
Carroceria Zagato
-
1931 Alfa Romeo 6C 1750 Flying Star
-
1931 Alfa Romeo 6C 1750 GS
-
1932 Alfa Romeo 8C 2300 Corto Spyder
Carroceria Touring
-
1932 Alfa Romeo 2300 Monza
-
1932 Alfa Romeo 8C 2300 Pininfarina
arroceria Pinfarina
-
1932 Alfa Romeo 8C 2300 Spyder
Carroceria Touring.
-
1933 Alfa Romeo 6C 1900 Gran Turismo
-
1933 Alfa Romeo 8C 2300 Castagna Spyder
Carroceria Castagna
-
1933 Alfa Romeo 8C 2300 Monza
-
1934 Alfa Romeo 6C Figoni Cabriolet
Carroceria Figoni
-
1934 Alfa Romeo Coupe 6C 2300 GT
-
1934 Alfa Romeo 8C 2300 Pininfarina
Carroceria Pinfarina
-
1934 Alfa Romeo 8C 2300 Spyder
Carroceria Touring.
-
1934 Alfa Romeo 8C 2300 Torpedo
Carroceria Brianza
-
1936 Alfa Romeo 8C 2300 Pininfarina
-
1935 Alfa Romeo 6C 2300
-
1935 Alfa Romeo 6C 2300 Pescara
Carroceria Pescara
-
1936 Alfa Romeo 8C 2900A Spyder Corsa
-
1937 Alfa Romeo 8C 2900B Pininfarina
Carroceria Pininfarina
-
1937 Alfa Romeo 12C
-
1938 Alfa Romeo 2900B Farina
Carroceria Farina
-
1938 Alfa Romeo 308 GP
-
1938 Alfa Romeo 6C 2300B Corto
-
1938 Alfa Romeo 6C 2300B Mille Miglia
-
1938 Alfa Romeo 8C 2900B Lemans Speciale
-
1938 Alfa Romeo 8C 2900B Lungo
-
1939 Alfa Romeo 6C 2500 Sport
-
1940 Alfa Romeo 512 Monoposto
-
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Frecca d'Oro
-
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Berlinetta
Modelo Competizione
-
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Cabriolet
Carroceria Pinifarina
-
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Farina Cabriolet
Carroceria Farina
-
1947 Alfa Romeo 6C 2500 Super Sport
-
1948 Alfa Romeo 6C 2500S Coupe
Carroceria Touring
-
1950 Alfa Romeo 6C 2500 S.S. Villa d'Este
-
1951 Alfa Romeo 159 Monoposto
-
1952 Alfa Romeo 6C 2500
Carroceria Touring
-
1952 Alfa Romeo Disco Volante Spider
-
1952 Alfa Romeo Matta
Era irreverentemente chamado de "Alfa Matta" (Mad Alfa) e foi o precursor dos off-road modernos. Foram produzidos 2000 para o Governo e 50 unidades para uso civil. Permaneceram na linha de produção até 1954. (AR51 e AR52).
-
1953 Alfa Romeo Disco Volante Coupe
-
1953 Alfa Romeo Disco Volante 'Narrow Hipped' Spider
-
1954 Alfa Romeo 1900C Super Sprint
-
1955 Alfa Romeo 1900C Ghia Sprint
-
1955 Alfa Romeo Giulietta Berlina
-
1955 Alfa Romeo Giulietta Spider
Carrosseria Pininfarina
-
1956 Alfa Romeo 1900C SS Touring
-
1957 Alfa Romeo Giulietta Sprint Speziale
-
1958 Alfa Romeo 2000
-
1958 Alfa Romeo 2000 Spider
Carrosseria Touring
-
1959 Alfa Romeo Dauphine
-
1959 Alfa Romeo Giulietta SZ
Motor de 1290cc
-
1962 Alfa Romeo 2600
O Alfa Romeo 2600 é uma evolução do Alfa Romeo 2000, com uma leve reestilização de carroceria e um novo e potente motor de 6 cilindros em linha.
-
1962 Alfa Romeo 2600 Spider
-
1962 Alfa Romeo 2600 Sprint
Produzida por Bertone, com desenho de Giorgio Giugiaro.
-
1962 Alfa Romeo Giulia TI
-
1963 Alfa Romeo Giulia Sprint GT
-
1964 Alfa Romeo Giulia Spider GTC
-
1965 Alfa Romeo 2600 De Luxe
A OSI (Officina Stampaggi Industriali) produziu uma pequena série de 52 unidades.
-
1965 Alfa Romeo Giulia Sprint GTA
O Alfa Romeo Giulia Sprint GTA foi lançado em 1965, pesando 200kg a menos que o Alfa Romeo Giulia Sprint GT. O carro fez grande sucesso na categoria turismo até 1970. Foram produzidas 1.969 unidades, sendo 1.052 com direção instalada na direita.
-
1966 Alfa Romeo Spider Duetto
-
1967 Alfa Romeo 1750 GT Veloce
-
1968 Alfa Romeo 1750 Berlina
-
1969 Alfa Romeo Tipo 33.2 Mugello
-
1969 Alfa Romeo Giulia 2000 GTA
-
1969 Alfa Romeo Junior 1300 Zagato
Foram produzidas 1.510 unidades de 1969 a 1975.
-
1970 Alfa Romeo Montreal
Foram produzidas 3.925 unidades de 1970 a 1977.
-
1971 Alfa Romeo 2000 GT Veloce
-
1972 Alfa Romeo 2000 Berlina
-
1972 Alfa Romeo Alfetta
-
1972 Alfa Romeo Alfasud
-
1973 Alfa Romeo Alfasud Ti
-
1973 Alfa Romeo Junior 1600 Zagato
-
1975 Alfa Romeo Alfasud Giardinetta
-
1976 Alfa Romeo Alfasud Sprint
-
1976 Alfa Romeo Alfetta GTV
-
1977 Alfa Romeo Giulietta Nuova
-
1979 Alfa Romeo 6
-
1980 Alfa Romeo Arna
-
1981 Alfa Romeo Alfasud Ti
-
1983 Alfa Romeo 6
-
1983 Alfa Romeo 33
-
1984 Alfa Romeo 90
-
1985 Alfa Romeo 75
-
1986 Alfa Romeo 75 Milano
-
1986 Alfa Romeo GTV6
-
1987 Alfa Romeo 164
Modelo comercializado no Brasil.
-
1988 Alfa Romeo 75
-
1990 Alfa Romeo 33
-
1992 Alfa Romeo 155
Modelo comercializado no Brasil.
-
1994 Alfa Romeo 145
Modelo comercializado no Brasil.
-
1994 Alfa Romeo 146
-
1995 Alfa Romeo GTV
-
1995 Alfa Romeo Spider
Modelo comercializado no Brasil.
-
1997 Alfa Romeo 156
Modelo comercializado no Brasil.
-
1998 Alfa Romeo 166
Modelo comercializado no Brasil.
-
2000 Alfa Romeo 145
-
2000 Alfa Romeo 146
-
2000 Alfa Romeo 147
Modelo comercializado no Brasil.
-
2000 Alfa Romeo 156 SW
Modelo comercializado no Brasil.
-
2001 Alfa Romeo 156 GTA
-
2002 Alfa Romeo 147 GTA
-
2002 Alfa Romeo 156 SW GTA
-
2003 Alfa Romeo 156
-
2003 Alfa Romeo 156 SW
-
2003 Alfa Romeo 166
-
2003 Alfa Romeo GTV
-
2003 Alfa Romeo Spider
-
2004 Alfa Romeo 147
Modelo comercializado no Brasil.
-
2004 Alfa Romeo 156 Crosswagon
-
2004 Alfa Romeo GT Coupe
-
2005 Alfa Romeo 159
-
2005 Alfa Romeo Brera
-
2006 Alfa Romeo 159 SW
-
2006 Alfa Romeo Spider
-
2007 Alfa Romeo 8C Competizione
-
2008 Alfa Romeo 8C Spider
-
2008 Alfa Romeo Mito
-
2010 Alfa Romeo Giulietta
-
2013 Alfa Romeo 4C Coupé
-
2015 Alfa Romeo 4C Spider
-
2015 Alfa Romeo Giulia
-
2016 Alfa Romeo Stelvio
-
2016 Alfa Romeo Mito
-
2016 Alfa Romeo Giulietta
-
2020 Alfa Romeo Giulia GTA/GTAm
Em 2 de março de 2020, a Alfa Romeo apresentou dois novos modelos com uma produção limitada a 500 unidades: Alfa Romeo Giulia GTA e Alfa Romeo Giulia GTAm. As versões GTA e GTAm foram desenvolvidas para celebrar o 110º aniversário da marca em 2020, e homenagear um dos automóveis mais emblemáticos da Alfa Romeo: Giulia GTA. Ambos os modelos usam o mesmo motor, de 540 cv e 100 quilos mais leve que a Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, permitindo uma relação peso/potência de 2,82 kg/cv e 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.
O GTAm é um modelo mais focado em pistas e, como resultado, tem somente dois assentos, cintos de corrida e vidros laterais e traseiros Lexan.Para uma melhor dirigibilidade o carro foi alargado em 50 milímetros tanto na dianteira quanto na traseira e recebeu para-lamas mais largos devido a nova largura. Novas molas, amortecedores e buchas também contribuem para essa melhora.
Os compradores do modelo, recebem também um “pacote de experiência personalizado” que inclui um capacete de corrida Bell especial GTA, um traje de corrida completo da Alpinestars, uma capa de carro Goodwool personalizada e um curso de direção específico desenvolvido pela Alfa Romeo Driving Academy.
GTA
GTAm
Modelos de estudo
Protótipos
-
1929 Alfa Romeo 6C 1750 Gran Sport
-
1937 Alfa Romeo Zagato 8C 2900B
-
1953 Alfa Romeo Bertone B.A.T. 5
-
1954 Alfa Romeo Bertone B.A.T. 7
-
1954 Alfa Romeo Giulietta Sprint
-
1954 Alfa Romeo 2000 Sportiva
-
1955 Alfa Romeo Bertone B.A.T. 9
-
1957 Alfa Romeo Giulietta Sprint Speciale
-
1962 Alfa Romeo 1900SS
-
1963 Alfa Romeo Pinifarina 2600
-
1963 Alfa Romeo Giulia TZ1
-
1964 Alfa Romeo Bertone Canguru
-
1964 Alfa Romeo Giulia TZ2
-
1965 Alfa Romeo Pinifarina Giulia Sport
-
1966 Alfa Romeo Osi Guilia Scarabeo
-
1967 Alfa Romeo Montreal Expo
-
1967 Alfa Romeo Tipo 33 Stradale
-
1968 Alfa Romeo Junior Z1300
-
1968 Alfa Romeo Pininfarina P33 Roadster
-
1969 Alfa Romeo Pininfarina 33.2
-
1969 Alfa Romeo Bertone Carabo
-
1969 Alfa Romeo Italdesign Iguana
-
1971 Alfa Romeo Italdesign Caimano
-
1971 Alfa Romeo Montreal GrIV
-
1971 Alfa Romeo Pininfarina Cuneo
-
1972 Alfa Romeo Alfetta Spider
-
1974 Alfa Romeo 33 TT12
-
1975 Alfa Romeo Pininfarina Eagle Spider
-
1976 Alfa Romeo Bertone Navajo
-
1976 Alfa Romeo Italdesign Taxi
-
1983 Alfa Romeo Bertone Delfino
-
1983 Alfa Romeo Zagato Zeta Sei
-
1986 Alfa Romeo Pininfarina Vivace Coupe
-
1986 Alfa Romeo Pininfarina Vivace Spider
-
1988 Alfa Romeo 164 ProCar
-
1989 Alfa Romeo Zagato SZ (ES-30)
-
1991 Alfa Romeo 164 Proteo
-
1992 Alfa Romeo Zagato RZ
-
1994 Alfa Romeo Sbarro 155 Sportwagon
Realizada pelo Estúdio Espera, de Franco Sbarro, esta station teve apenas uma unidade produzida, exposta no salão de Genebra de 1994.
-
1995 Alfa Romeo Castagna Vittoria
-
1995 Zender Progetto Cinque
-
1996 Alfa Romeo Issima
-
1996 Alfa Romeo Nuvola
-
1997 Alfa Romeo Italdesign Scighera
-
1997 Alfa Romeo Bertone Sportut
-
1997 Alfa Romeo Italdesign Scighera GT
-
1998 Alfa Romeo Pininfarina Dardo
-
1999 Alfa Romeo Bertone Bella
-
2001 Alfa Romeo Centauri
-
2001 Alfa Romeo Elessa
-
2001 Alfa Romeo Fiovaranti Vola
-
2002 Alfa Romeo Italdesign Brera
-
2002 Alfa Romeo Corsa
-
2002 Alfa Romeo Eva
-
2002 Alfa Romeo Xapher
-
2003 Alfa Romeo 156 GTAm
-
2003 Alfa Romeo 8C Competizione
-
2003 Alfa Romeo Kamal
-
2004 Alfa Romeo Visconti
-
2005 Alfa Romeo 8C Spider Concept
-
2005 Alfa Romeo Brera Spider Prototype
-
2006 Alfa Romeo Diva Prototype
Modelos de estudo
Protótipos autodelta
-
1970 Alfa Romeo Giulia 1750 GTAm
No total foram produzidos 40 unidades, todos pela AutoDelta, em 1970 e 1971, especificamente para corridas.
-
1992 Alfa Romeo SZ 3.5
-
1997 Alfa Romeo 156 2.5 V6 Supercharger
-
1997 Alfa Romeo GTV J10
-
1997 Alfa Romeo Spider J10
-
1999 Alfa Romeo 156 J11
-
2003 Alfa Romeo 147 GTA AM
-
2003 Alfa Romeo 147 J12
-
2003 Alfa Romeo GT M-Jet
-
2004 Alfa Romeo 156 GTA AM
-
2004 Alfa Romeo 156 SW GTA 3.5
-
2004 Alfa Romeo GT 3.2 Super
-
2005 Alfa Romeo 147 GTA AM Super
-
2005 Alfa Romeo 156 GTA AM Super
-
2006 Alfa Romeo 156 JTS Super
-
2006 Alfa Romeo Brera J5 3.2C
-
2006 Alfa Romeo GT JTS Super
-
2007 Alfa Romeo GT 3.2 Super Evo
-
2007 Alfa Romeo GT 3.7 Super
-
2007 Alfa Romeo Spider J6 3.2C
-
2008 Alfa Romeo Spider Superflow
-
2008 Alfa Romeo 159 J4 2.2C