Artigo
Teste da central de refrigeração Alfas 164 12V e 164 Super
O Alfa Romeo 164 vem equipado com a central Q21A que é dotada de uma função de auto diagnóstico. A central analisa todo o circuito eletrônico e armazena em uma Eprom os defeitos detectados durante o funcionamento do veículo quando se está utilizando o sistema de ar condicionado.
Essa função é ativada sempre que se liga o ar condicionado com o motor do veículo em funcionamento. Toda e qualquer irregularidade, é codificada frente a uma tabela de códigos padronizados e se torna disponível ao usuário mediante consulta.
É importante que o display digital esteja funcionando para que após a solicitação o defeito seja mostrado no display, em forma de código, no local onde se visualiza a temperatura externa.
O procedimento é simples e rápido. Sugerimos que seja executado antes da compra de um Alfa Romeo 164, pelo menos uma vez de 6 em 6 meses quando se faz a revisão do sistema ou quando for notado qualquer anomalia no sistema de ar condicionado.
Os reparos no motor (ventilador) e a troca do sensor do ar misturado são os mais caros de se resolver. É necessário retirar grande parte do painel frontal.
Segue abaixo o procedimento de análise de defeito:
| Ação | Resultado |
|---|---|
| Ligue a chave de ignição na posição "marcha" | Todos os leds se acenderão, permanecerão acessos somente os previamente estabelecidos no manual do proprietário |
| Pressione ao mesmo tempo duas teclas: A de distribuição de ar marcada na figura com o número 1 e a tecla de comando do desembaçador do vidro traseiro, número 3 | - |
| Vá liberando lentamente a tecla 1 e quando totalmente liberada, solte a tecla 3 | O display nessa situação se apaga para somente mostrar o código do defeito |

A seguir, caso exista alguma anomalia no sistema a central disponibiliza no display, no local onde se visualiza a temperatura externa, um código alfanumérico. Se não houver nenhum defeito ela também disponibilizará um código padrão.
A partir da visualização do primeiro defeito, para se solicitar a visualização de outros defeitos é só pressionar de novo a tecla de distribuição de ar número 2. Se houver outro defeito armazenado esse será disponibilizado no display substituindo o primeiro código apresentado. Caso não haja mais nenhum defeito a ser mostrado ela encerra o teste e o display volta as condições normais.
Após executar o diagnóstico, consulte o que significa o código do defeito apresentao tabela abaixo e faça o reparo. Uma vez eliminada as causa do defeito, é conveniente limpar na memória da central os erros memorizados.
A limpeza da memória deve ser feita da seguinte maneira: Pressione ao mesmo tempo as teclas de distribuição de ar marcadas na figura com os números 1 e 2. Vá liberando lentamente a primeira tecla (1) e quando totalmente liberada solte a segunda (2).


Acima, um exemplo do resultado do teste: Código 5U - Problema no relê do vidro traseiro térmico.
| Código apresentado | Descrição do defeito |
|---|---|
| *-* | Nenhum defeito |
| OU | Interrupção do motor de mistura de ar |
| OC | Curto circuito no motor de mistura de ar |
| 1C | Curto circuito no compressor |
| 2C | Curto circuito na luz de retro neblina |
| 3C | Curto circuito no farol de neblina |
| 4U | Interrupção no motor de distribuição do ar |
| 4C | Curto circuito no motor de distribuição do ar |
| 5U | Interrupção no relê do vidro traseiro térmico |
| 5C | Curto circuito no relê do vidro traseiro térmico |
| 6U | Interrupção no motor, no sensor de temperatura interna |
| 6C | Curto circuito no motor, no sensor de temperatura interna |
| 7U | Interrupção no sensor de temperatura interna |
| 7C | Curto circuito no sensor de temperatura interna |
| 8U | Interrupção no sensor de temperatura externa |
| 8C | Curto circuito no sensor de temperatura externa |
| 9U | Interrupção no sensor de temperatura do ar misturado |
| 9C | Curto circuito no sensor de temperatura do ar misturado |
| cU | Interrupção no motor de recirculação |
| cC | Curto circuito no motor de recirculação |
| dU | Interrupção das ligações do eletroventilador |
| dC | Curto circuito nas ligações do eletroventilador |
por Marcio Cesar.