Artigo

Pura emoção: Os Alfas 156 GTA

É assim que podemos definir toda a esportividade do Alfa 156 e Sportwagon GTA.

Era o ano 1965, dois automóveis da Alfa Romeo, o Giulia e o Sprint GTA, ganhariam tudo o que era possível ganhar em competições: das 4 horas de Sebring às 6 horas de Nürburgring, de todas as competições feitas na Alemanha, Grâ Bretanha, Holanda e França, e também o campeonato europeu de turismo, que conquistou três vezes consecutivas em 1966, em 1967 e em 1968.

Trinta e seis anos depois, a Alfa de Romeo revive o mito GTA (que significa Gran Turismo Alleggerita em italiano) com o 156. O 156 GTA e o Sportwagon GTA, são os automóveis que agora representam toda a tecnologia e esportividade da marca reunidas.

O Alfa Romeo 156 GTA. Temperamento ainda mais esportivo, como em um carro de competição

Ao projetar os novos GTA, a fábrica tinha um objetivo preciso: a criação de um automóvel do uso diário que forneça também o comportamento e as sensações da condução de um carro de competição. E para isso, não houve limite de criação para os engenheiros, que privilegiaram o aspecto funcional do automóvel, onde houveram várias mudanças, que aumentaram mais ainda o temperamento esportivo existente no Alfa 156. Em mais palavras: o GTA oferece o comportamento dinâmico de um automóvel que cada dia transmita na estrada as sensações das pistas de corrida.

O GTA possui um motor V6 24V, que equipa as versões as mais completas do alfa 166 e do GTV: um seis cilindros vigoroso que produz 250cv. Para o GTA, os técnicos modificaram o virabrequim e os pistões para aumentar o deslocamento do pistão a 3,2 litros ( no 166 o motor é 3.0 ), além de projetar uma eletrônica totalmente nova para o motor, que funciona absolutamente bem em regimes de baixa rotação. Máxima de 250 km/h e 0-100 em menos de 6 s são aguardados.

Um carro de rua com comportamento de corrida sem abandonar o luxo e o conforto. Um legítimo esportivo criado pela Alfa Romeo

Foi projetado também exclusivamente no GTA, um novo sistema de escape, com o ronco suve e esportivo, uma tradição da Alfa.

O câmbio é de 6 marchas com a nova tecnologia Selespeed, derivado da F1, onde trocam-se as marchas no volante, como acontece com a Ferrari 360 Modena, com mudanças rápidas e precisas. A tração é dianteira apenas, esta uma heresia para os "alfistas" saudosos das rodas traseiras motrizes do passado. Máxima de 250 km/h e 0-100 em menos de 6 s são aguardados. A geometria totalmente nova da suspensão com altura de rodagem mais baixa, permite uma condução muito mais esportiva. Para transmitir toda essa potência, o GTA utiliza pneus 225/45 com belas rodas de 17 polegadas.

As trocas de marchas com o câmbio Selespeed ficaram muito mais precisas. O motor V6 derivado do 166 ficou muito mais vigoroso no GTA.

Assim, o alfa GTA é um modelo seguro em toda a situação, e se adapta ao estilo de condução do "piloto". A única eletrônica que ele possui, e o controle de tração ASR, junto com o ABS. Os freios também foram revistos. Os discos dianteiros ventilados de 305mm de diâmetro, possuem pinças Brembo de dois pistões. Já os discos traseiros tem 276mm. O ABS ainda possui o auxílio do distribuidor eletrônico EBD.

O design do GTA foi uma das mudanças mais visíveis, ficando muito mais esportivo e aerodinâmico. Na frente, o novo conjunto de faróis, com lâmpadas de xenônio, ficaram muito mais agressivos, conbinando com os novos pára-choques com grandes entradas de ar.

Os pára-lamas foram alargados, para alojarem os grandes aros de 17 polegadas e as bitolas maiores. A linha de cintura baixa das janelas, fica com mais sentido ainda no GTA. Para completar saias laterais, saída de ar no pára-choque traseiro, ponteiras de escapamento ovaladas: tudo concorre para deixar o sedã e a perua Sportwagon irresistíveis. Um aerofólio traseiro não foi aprovado porque a Alfa não encontrou ganho significativo em estilo nem em aerodinâmica.

Novo conjunto de fários, paralamas alargados e belíssmas rodas aro 17 com pneus 225x45. Pára-choque traseiro redesenhado e uma ponteira ovalada dupla.

O interior do GTA, é super esportivo. O seu painel é o mesmo de toda linha 2002 do 156, com algumas modificações como o sistema de navegação e ar condicionado com controle eletrônico. Há muitos detalhes de plástico, imitando alumínio polido, e pequenos detalhes cromados de muito bom gosto. Seu volante esportivo é similar ao do 147, só que de maior empunhadura, possuindo os botões para troca de suas seis marchas no modo Selespeed.

Como não poderia faltar, alguns detalhes são nostálgicos no novo GTA, como os seus belos bancos de couro, que relembra o estilo de gomos, muito utilizado nos esportivos dos anos 60, usado também nos antigos GTA. Adotado também em toda linha 2002, o GTA possui o window bag, uma air bag em forma cortina que se abre nas laterais para proteger a cabeça do motorista e passageiros.

O interior do GTA já segue o padrão da linha 2002, só que muito mais esportivo. Uma homenagem aos antigos GTA. Os nostálgicos bancos de couro.

O Alfa 156 GTA será mais um lançamento da cultuada da mítica marca italiana de automóveis previsto para esse ano e promete ser um sucesso junto aos amantes da velocidade e, é claro, de bons carros. Os alfistas aguardam anciosos para domarem essa máquina.

Os Alfas 156 GTA

Ficha técnica

Características técnicas
Motor
Posição
transversal, dianteiro
Número de cilindros
6 cilindros em V
Número de válvulas
24
Cilindrada total
3.200 cm3
Torque máximo
30kgfm a 4.800rpm
Potência máxima
250 CV a 6.400 rpm
Ignição
Tipo
eletrônica digital com duas velas por cilindro
Alimentação
Combustível
gasolina
Injeção
eletrônica sequencial
Câmbio e embreagem
Posição
Transversal
Número de marchas
câmbio Selespeed 6 à frente e uma à ré
Tração
dianteira
Freios (Brembo)
De serviço
Hidráulico servo-assistido com duplo circuito independente e sistema ABS/EBD de série
Dianteiros
Disco ventilado de 305 mm com pinça flutuante
Traseiros
Disco rígido de 276 mm com pinça flutuante
Rodas
Aros
17"
Pneus
225/45
Peso
Total
1410 kg
Relações de transmissão
1ª marcha
3,50
2ª marcha
2,23
3ª marcha
1,52
4ª marcha
1,16
5ª march
0,97
6ª march
0,92
Relações de transmissão do diferencial
3,733
Dimensões externas
Comprimento do veículo
4.430 mm
Largura do veículo
1.765 mm
Altura do veículo
1.402 mm
Desempenho
Aceleração 0-100Km/h
6,0 segundos
Velocidade máxima
250 km/h

por Johnny Carvalho.

©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.