Artigo
O Alfa Romeo de 4 milhões de dólares
Saiba por quê os Alfas pré-guerra são tão valiosos para os colecionadores de clássicos.

O comércio de carros clássicos na Europa, Japão e Estados Unidos, é uma atividade muito profissional e que rende milhões de dólares por ano.
As marcas italianas são as que atingem maiores cifras em leilões desse tipo, tanto pela história quanto por sua variedade de esportivos.
Um dos carros clássicos mais caros já vendidos é o raríssimo Alfa Romeo modelo 8C 2900b Cabriolet de competição.
Em um leilão que aconteceu em 1999, organizado pela famosa casa inglesa Christie's, especializada em leilões de objetos antigos e obras de arte, na cidade de Pebble Beach, Califórnia, o Alfa 8C atingiu a enorme cifra de US$ 4.072.500 em poucos minutos.
Um modelo semelhante ao da foto, na cor verde, pode custar até 4 milhões de dólares. Um ótimo investimento sem dúvida, para os amantes do mundo automobilístico.
O comprador, que pediu para ser mantido anônimo, disse que o carro será o destaque de sua coleção 30 esportivos italianos, e pretende dirigi-lo em estradas do interior dos EUA e exibi-lo em mostras locais. O modelo foi fabricado em 1937, na cor verde e tinha lugar para duas pessoas, além disso, disputou a famosa corrida Mille Miglia italiana em 1938. A Christie's esperava vendê-lo por até US$ 8 milhões.
O Alfa Romeo 8C 2900 têm fama de ser "o melhor Alfa do mundo", tanto pela sua curiosa configuração do motor de 8 cilindros em linha de 2900 cm³, quanto pela sua raridade, pois menos de 30 unidades foram construídas.
Antes da 2ª Guerra Mundial, a Alfa Romeo era a principal e a mais tradicional fábrica de automóveis esportivos e luxuosos da Itália. Seus carros concorriam com os luxuosos Bugatti, Rolls Royce e Maybach. Além disso, os Alfas dessa época utilizavam toda a tecnologia dos modelos que competiam pela marca nos Grand Prix (competição de tanto prestígio quanto Fórmula 1 nos dias de hoje), ou seja, pilotar um Alfa era tão empolgante quanto dirigir um bólido de corrida, tanto que o 8C 2900 foi o carro mais rápido de seu tempo, só que acompanhado de todo o luxo necessário.
O Alfa 8C já disputou várias competições importantes, como a Mille Miglia italiana. O seu desempenho era muito bom, graças a sua tecnologia vinda dos bólidos de corrida.
As carrocerias eram fabricadas exclusivamente para cada cliente, de acordo com suas necessidades, sendo dificilmente encontrados dois carros idênticos. As regulagens mecânicas desses carros foram desenvolvidas com ajuda de um jovem e talentoso piloto da época, nada menos que Enzo Ferrari, que mais tarde viria a fundar a sua famosa fábrica de esportivos.
Comprar um Alfa 8C seria hoje como comprar uma Ferrari Enzo, o mais novo lançamento da fábrica italiana, que foi desenvolvido com a ajuda do melhor piloto da atualidade, Michael Schumacher, e usa toda tecnologia de um Fórmula 1. Por isso são muito raros, especiais e tão caros os Alfas desse período de ouro.
Depois da guerra, a Alfa Romeo mudou seus planos e começou a fabricar modelos mais populares, e em série, pois a população da Europa estava arrasada, e seria difícil conseguir vender carros tão caros.
O Alfa 8C ficou marcado na história pela sua exclusividade, relembrando aqueles tempos de ouro quando a Alfa Romeo só produzia super esportivos.
Mesmo assim, aquela época continua viva até os dias de hoje nas tradições e esportividade que a marca representa.
por Johnny Carvalho.
©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.