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Alfa Romeo Spider - Cuore Italiano

Quando se fala em carros italianos, logo pensamos em velocidade e esportividade. Mas uma marca se destaca das demais, pelo requinte e romantismo de suas formas: a Alfa Romeo. Um modelo, em especial, chama atenção e apaixona quem observa atentamente sua carroceria de formas sedutoras. É o Alfa Spider.

Desenhado pelo estúdio Pininfarina, o modelo foi lançado em 1966, no Salão de Genebra, sendo chamado inicialmente de Duetto. Linhas harmoniosas, traseira curta e faróis cobertos com carenagens plásticas deixavam o carro com um estilo único e logo fariam sucesso no mundo todo. O estúdio também era responsável pelo acabamento do carro, enquanto que a Alfa Romeo montava toda a parte mecânica.

O Spider trazia como característica básica a simplicidade. O painel continha instrumentos grandes, que “intimavam” o motorista a instigar seu espírito esportivo, e a alavanca de câmbio bem próxima do condutor, deixava o modelo pronto para uma tocada irresistivelmente veloz. Para completar a praticidade do novo carro, a capota tinha acionamento manual e boa vedação.

O primeiro motor disponível era alimentado por dois carburadores Weber e cabeçote de alumínio, desenvolvendo então 109 cavalos de potência, e 14 kgfm de torque. A versão inicial, com 1.570 cm³, atingia empolgantes 180 km/h, com um preciso câmbio de cinco marchas.

Mas os italianos não estavam satisfeitos e, em 1968, a macchina trazia um novo motor de 1.779 cm³ e 118 cavalos. Para acompanhar o melhor desempenho, rodas maiores e suspensão se adequaram ao carro, que trazia ainda cintos de três pontos, bancos mais confortáveis e um novo diferencial. Foi lançada também, uma versão chamada de Junior, que trazia menor potência.

No ano seguinte, a primeira reestilização deixou o Spider com uma aparência ainda mais esportiva, reduzindo seu tamanho. A novidade também chegou aos Estados Unidos, com adoção de injeção eletrônica, para se adequar à rígida legislação norte-americana.

A década de 70 trazia boas novidades para a Alfa. Um novo modelo, chamado de Spider Veloce, apresentava um motor de maior cilindrada, com 132 cavalos de potência e velocidade máxima próxima dos 200 km/h. Em 1973, mais luxo, com rodas de alumínio e volante de madeira. A crise do petróleo traria, ainda, algumas modificações até o final da década, com mudanças nos pára-choques e cobertura dos faróis.

Os anos 80 foram marcados pela perda do espírito alfista, com utilização excessiva de plástico na carroceria, tendo em vista os novos conceitos de segurança vigentes. Algumas novidades foram bem aceitas: ar-condicionado, reforço estrutural, vidros com acionamento elétrico e bancos revestidos em couro, aumentando o conforto.

O ano de 1990 traz as últimas mudanças no carro, efetuadas pela Pininfarina. Novas lanternas, retrovisores e pára-choques marcaram a série. Mas a concorrência de novos conceitos, como o Mazda Miata, derrubou as vendas do modelo, fazendo com que saísse de linha quatro anos depois.

O clássico modelo da Alfa Romeo, imortalizado pelo filme "A primeira noite de um homem", se tornou um símbolo de jovialidade e sucesso em todo o mundo. O Spider, com seu temperamento esportivo, traz como principal característica o carisma da refinada cultura automotiva italiana.

Alfa Spider - Cuore Italiano

Sobre o autor

Renato Bellote Gomes, 26 anos, é bacharel em Direito, assina quatro colunas sobre antigomobilismo na Internet e gentilmente, cedeu esta reportagem para o nosso Site. O autor publica textos na Espanha, Chile e Uruguai e desde o ano passado, é correspondente do site português Lusomotores.

por Renato Bellote.