Artigo
O Alfa Romeo 166
A esportividade, o luxo e a tecnologia unidas fazem juntas o top de linha da Alfa

O Alfa Romeo 166 faz parte uma categoria de prestígio que quase todas as marcas de requinte possuem: Ele representa o que há de mais moderno e de mais luxuoso dentro da marca, englobando toda a tecnologia do grupo Fiat.
É um modelo que concorre na categoria dos sedãs médios de luxo, como o Audi A6, o Mercedes Classe E e o BMW série 5.
O carro foi lançado na Europa em 1998, e seu atraente desenho foi assinado por Walter De Silva o mesmo designer do famoso Alfa 156. Os vincos no capô seguem em direção aos pára-choques dianteiros, formando o Cuore Sportivo tradicional da marca, que agora tem tamanho adequado e permite a colocação da placa no centro do pára-choque, ao contrário do 156.
Os belos e pequenos faróis de xenônio são também destaque na dianteira. As maçanetas traseiras dessa vez não são embutidas na coluna como no 156: são todas aparentes e cromadas. Isso dá um aspecto mais conservador ao 166 em relação ao seu irmão mais novo. Mesmo assim, a esportividade continua muito presente em sua carroceria. Na traseira, corte reto com as conhecidas lanternas afiladas já adotadas nos outros modelos da marca. Tudo foi inspirado em tradição nesse sedã de luxo.
Inspirado no Alfa Romeo 156, só que com muito mais luxo e tecnologia e sem deixar de lado a esportividade. Essa é a definição do Alfa Romeo 166.
O 166 veio para suceder o 164, o grande sedã mal-afamado aqui no Brasil, por trazer alguns problemas crônicos como a ferrugem precoce em algumas unidades, e vem para apagar de vez essa má imagem com um conjunto muito bem feito e um acabamento que surpreende qualquer dono de 164. O modelo, que é sucesso na Europa, acabou sendo também sucesso no Brasil, tanto que as vendas do modelo surpreenderam a própria Alfa Romeo: todo o primeiro lote de 60 unidades do modelo no País, em junho de 1999, foram vendidas de imediato, e atualmente possui uma média de aproximadamente 15 veículos mensais, muito bom para um carro de 75 mil dólares.
O visual do carro chama a atenção, embora seja um sedã de grande porte - mede 4,72 metros - seu design esportivo denuncia ser um verdadeiro Alfa Romeo. Para garantir o conforto interno, o carro possui uma ótima distância entre-eixos de 2,70 metros.
As belas lanternas afiladas na traseira alta e reta destacam ainda mais o desenho esportivo do top de linha da Alfa Romeo.
As modernas suspensões, dianteira do tipo quadrilátero e na traseira tipo multilink, foram bem adaptadas às condições das estradas brasileiras (elevadas em 15 mm), o que faz com que o 166 rode com grande suavidade por aqui. O pneu escolhido (215/55 R16) é o mais alto da linha. A direção é macia e não apresenta folgas, o que aumenta a sensação esportiva.
Sob o capô do 166, a Alfa Romeo não fez grandes revoluções: manteve o mesmo motor do 164, com seis cilindros em V, 3.0 litros e 24 válvulas e as tradicionais duas velas por cilindros da marca, chamadas de Twin Spark. A potência, porém, foi aumentada de 215 cv para 226 cv, enquanto o torque permaneceu nos mesmos 28 kgfm. Segundo a Fiat, as mudanças limitaram-se à adoção de novas gerações de injeção eletrônica, sistema de ignição e controle de detonação. Mas a maior inovação nesse motor é o sistema drive-by-wire, abertura eletrônica do acelerador sem ligações mecânicas entre o pedal e o corpo da borboleta. Com toda essa tecnologia e potência, os 1.585 kg do 166 são empurrados de 0 a a100 em apenas 9,2s e fortes pitadas de emoção.
Uma outra grande inovação do 166 é o seu moderno câmbio, chamado pela marca de Sportronic, única opção disponível no Brasil. Ele pode ser utilizado no automático convencional (de quatro velocidades) ou no semi-automático (com mudanças manuais, mas sem pedal de embreagem). O interessante é que mesmo na posição automática o carro apresenta desempenho altamente esportivo.
Diferente de outras caixas automáticas, a Sportronic analisa dezenas de variáveis, o que faz o câmbio se adaptar com grande rapidez ao comportamento do motorista. Se quiser uma condução suave, basta não abusar do acelerador. Mas, quando se crava o pé no pedal, as marchas são sustentadas até o motor chegar a 6000rpm. São 20 programas existentes para auto-adapção do estilo de direção.
O câmbio também é auto-regulável em subidas e descidas. No primeiro caso escolhe um programa de relações baixas, exigindo que o motor trabalhe em regime elevado. Já nas descidas reduz as marchas e ajuda na ação do freio-motor. Ele também reconhece situações de engarrafamento e aciona o sistema "pára-arranca", que mantém a rotação baixa, evita trancos e economiza combustível.
Um ótimo conjunto mecânico equipa o 166, com o seu potente e compacto motor V6 e o moderníssimo câmbio sportronic, que permite variações eletrônicas de regulagem de acordo com as condições da estrada. É a tecnologia garantindo conforto ao mais luxuoso Alfa Romeo.
O seu interior reflete toda a esportividade presente na carroceria, em um ambiente tão luxuoso quanto os seus concorrentes e apresentando tecnologias inovadoras, como todo bom top de linha. O toque esportivo fica por conta das peças cromadas como as maçanetas, molduras dos instrumentos e os pequenos frisos das saídas de ar, fazendo um uso discreto desse acabamento, que alegra aos olhos. Todo esse luxo possui um ótimo acabamento das peças e encaixes perfeitos, cercado por um revestimento de couro de alta qualidade (que pode ser escolhido nas cores preto, branco, cinza claro ou bege) presente nos belos bancos esportivos da marca Momo com regulagem elétrica e aquecimento. O interior acomoda bem os passageiros da frente e os de trás. Seu porta-malas está na média da categoria, possui 442 litros, um bom espaço para as malas de cinco pessoas.
O interior luxuoso com seus bancos de couro da Momo, que podem vir em várias cores. Seu belo volante esportivo de três raios traduz que esse sedã não está para brincadeira.
O requinte do Alfa 166 foi ainda mais realçado na versão importada para o Brasil, que já vem completa, não há opcionais. E não são poucos os equipamentos: estão lá itens inerentes a um carro desta categoria, como direção hidráulica e trio elétrico, sensor de chuva (liga os limpadores de pára brisa automaticamente assim que caem as primeiras gotas de chuva sobre o vidro), regulagem elétrica dos bancos, freios ABS, airbags frontais e laterais, espelhos retrovisores externos rebatíveis eletricamente, retrovisor interno fotocromático, teto solar elétrico e faróis de xenônio com compensador automático de altura do foco.
E há ainda o super equipamento que é a estrela do carro em tecnologia: chama-se Sistema de Controle Integrado, que também está presente em uma versão simplificada no Alfa 147, que é uma tela de cristal líquido colorida de cinco polegadas localizada no console central.
O painel do 166 bem moderno e combina com a vocação esportiva da sua carroceria. Uma tela de cristal líquido de cinco polegadas no painel controla todas as funções vitais do carro.
Com ele pode-se controlar individualmente todos os comandos do ar condicionado com regulagem grau a grau, do rádio toca-fitas com disqueteira, passando ainda pelo completo computador de bordo. O sistema ainda integra sistema de navegação por satélite, GPS, e telefone celular GSM, ainda indisponíveis no Brasil. Embora atraente, o sistema oferece tantas opções que só deve ser manuseado com o carro parado, para não tirar a atenção do motorista.
A Alfa Romeo surpreendeu ao deixar disponível esse sistema para o Brasil, pois outras marcas de luxo com equipamentos similares ou até inferiores costumam substitui-lo por simples rádios, às vezes de tamanho menor que o aparelho, deixando um "buraco" no painel e chamado descaradamente de porta-trecos.
Um luxuoso sedã com design e temperamento esportivo, essa é o Alfa 166 que resgata as tradições do passado, honrando o seu cuore sportivo no capô.
Outros equipamentos que chamam a atenção no carro são o ar-condicionado, que possui nada menos que 16 difusores de ar, incluindo os da traseira e sensores que comparam temperatura interna e incidência do sol, auto-ajustando seu funcionamento dentro do selecionado pelo usuário. Existe ainda uma cortina retrátil no vidro traseiro para proteger os ocupantes do sol.
Interessante também é o sistema de áudio, pela qualidade e recursos disponíveis, sendo certamente um dos melhores equipamentos de áudio disponíveis originalmente. O sistema inclui toca-fitas, disqueteira no porta-malas, dez alto-falantes espalhados pelo interior, equalizador de sete bandas com memórias para o padrão escolhido, ajustes de eco e de tamanho do ambiente.
A Alfa Romeo está voltando finalmente a fazer obras de arte sobre rodas nessa nova geração de carros como o 166, o 147 e o 156, que ficarão pra sempre na história da marca.
O Cuore Sportivo na grade do 166 novamente honra uma tradição de mais de 90 anos da marca, mostrando-se um verdadeiro Alfa Romeo, como todos os lançados nessa nova geração, como o 156 e o 147, que devolveram a fama da Alfa de não fazer simples carros, e sim obras de arte.
O Alfas Romeo 166
Ficha técnica
- Motor
-
- Torque máximo
- 28 kgf.m a 5000 rpm
- Potência máxima
- 226 cv a 6200 rpm
- Transmissão
-
- Tipo
- Câmbio eletrônico Sportronic de quatro velocidades à frente e uma à ré, com opção de troca automática ou manual sequencial
- Suspensão
-
- Dianteira
- Independente quadrilátero com molas helicoidais e amortecedor hidráulico
- Traseira
- Independente multilink com molas helicoidais, amortecedor hidráulico
- Barras estabilizadoras nos dois eixos
- Freios
-
- A disco ventilado na frente e disco maciço atrás com ABS
- Dimensões
-
- Comprimento do veículo
- 4.720 mm
- Largura do veículo
- 1.815 mm
- Altura do veículo
- 1.416 mm
- Distância entre-eixos
- 2.700 mm
- Tanque de combustível
- 72 litros
- Porta malas
- 442 litros
- Peso
- 1.585 kg
- Consumo
-
- Urbano
- 9,2 km/litro
- Rodoviário
- 13,8 km/litro
- Desempenho
-
- Aceleração 0-100Km/h
- 8,7 segundos
- Velocidade máxima
- 236 km/h
por Johnny Carvalho.
©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.