Artigo
O Alfa Romeo 147 GTA
Atraente, esportivo, luxuoso e com um toque de eletrônica de última geração.

Depois do 156 e da Sportwagon, chega à vez do menor dos Alfas ganhar sua versão esportiva. O Alfa Romeo 147 GTA lançado no Salão de Paris de 2002 é um verdadeiro hot hatch, como os europeus chamam os pequenos carros de grande potência. O nome GTA diz tudo em esportividade, graças às tradições e vitórias espetaculares com os antigos Alfas Giulia GTA na década de 60. A partir disso, a sigla virou sinônimo de esportivo.
As linhas básicas do Alfa 147 foram mantidas, garantindo ao carro o mesmo design de estilo retrô, mas com algumas mudanças como os pára-lamas mais largos, para abrigarem as rodas de aro 17" (225/45) com cinco setores circulares, padrão dos GTA, que também possuem rodas OZ raiadas como opcional.
Os pára-choques agora são mais esportivos, com enormes entradas de ar para ajudar a refrigerar o novo motor e equipamentos como os freios. Essas mudanças deixaram o carro com maior comprimento, mais largo e mais baixo. Mesmo assim há quem ache que o design do 147 GTA ficou discreto em relação a sua potência.
Destaque para os apêndices aerodinâmicos e os faróis de máscara negra. O 147 GTA resgata toda a agressividade de design presente nos esportivos dos anos 60.
Também estão presentes entre os equipamentos aerodinâmicos as saias laterais envolventes e na tampa traseira ganhou um pequeno, mas bonito aerofólio.
Para garantir toda essa esportividade, o 147 GTA só estará à venda na versão duas portas, e tem disponíveis 10 cores para carroceria, entre elas a Branco Nuvola, exclusiva do modelo que homenageia um dos mais importantes pilotos da Alfa Romeo nas décadas de 30 e 40, Tazio Nuvolare.
O motor do 147 GTA é o V6 derivado do sedã 166, com a cilindrada ampliada para 3.2 e retrabalhado para atingir 250cv, a maior potência de sua categoria.
O câmbio utilizado inicialmente é o manual de 6 marchas, que de funcionamento suave permitem o carro rodar em 6ª marcha a apenas 2000 rpm, ótimo para viagens silenciosas. A Alfa Romeo garante que em 2003 o carro estará disponível com o moderno câmbio Selespeed, já oferecido na linha do 147 “normal”, e certamente está mais de acordo com a proposta esportiva do GTA, permitindo engates mais rápidos e precisos, como em um carro de Fórmula 1.
As suspensões continuam parecidas com o restante da linha 147, com quadrilátero na dianteira e McPherson na traseira. Apesar da geometria semelhante, muita coisa mudou para adequar o sistema à nova configuração.
Os braços ganharam mais rigidez estrutural, quase o dobro da original, além de terem sido trocados todos os mancais e borrachas, por outras mais modernas com teflon. Os amortecedores também são novos, acompanhados de molas menores e de maior carga, para garantir uma ótima estabilidade e dirigibilidade esportiva na estrada.
A direção foi ajustada para ter respostas mais rápidas para o motorista, garantindo a receita que todo bom carro esportivo segue. Todas essas modificações foram especialmente desenvolvidas no centro de pesquisa da Fiat para o GTA.
A geometria da suspensão não foi modificada, apenas se acrescentou novos amortecedores e molas menores com maior carga. Destaque para o moderno sistema de quadrilátero da suspensão dianteira.
A segurança também é destaque no 147 GTA. É incrível a quantidade de equipamentos eletrônicos disponíveis de série para o esportivo. Selecionamos os principais para vocês conhecerem um pouco mais sobre eles:
Vehicle Dinamic Control (VDC) – Esse inovador sistema é responsável pelo controle do comportamento do veículo em movimento, ele monitora o sistema antitravamento de freios (ABS), o controle de distribuição de pressão de frenagem (EBD) e os controles de tração (ASR) e de torque (MSR). Em conjunto com esses dispositivos eletrônicos, o VDC ajuda a corrigir eventuais falhas ou excessos do motorista ao dirigir, garantindo sempre as condições ideais de aderência e contato dos pneus do veículo com o solo. Programado para permitir o máximo de desempenho esportivo, o VDC só interfere em situações críticas, sem tirar do motorista o prazer de dirigir.
ABS - O sistema antitravamento de freios do 147 GTA é composto por um módulo eletrônico Bosch 5.7, de quatro canais, um dos mais avançados em sua categoria. Ele funciona integrado ao módulo eletrônico de distribuição de força de frenagem (EBD). Dotados de sensores ativos, esses sistemas permitem uma atuação mais rápida dos freios, evitando o bloqueio das rodas e conferindo a máxima eficiência nas frenagens.
ASR - A função desse sistema é evitar o patinamento das rodas em casos de reduzida aderência ao solo. O ASR funciona em qualquer velocidade: ele age preventivamente, reduzindo o torque do motor ou acionando os freios, evitando uma eventual derrapagem. Para quem deseja desfrutar de uma condução mais esportiva, há um dispositivo que desliga o sistema de controle automático de tração (ASR off), permitindo passar para as rodas toda a potência do motor.
MSR - Operando em conjunto com o VDC, o MSR (do alemão Motor Schlepp Regulung) tem como principal função evitar o travamento das rodas no caso de desaceleração brusca do veículo, em condições de baixa aderência, como em pisos escorregadios, cobertos por água, neve ou gelo. Quando detecta uma redução súbita da rotação da roda de tração, o MSR envia um sinal para a central eletrônica VDC, que acelera o motor, devolvendo o torque e dando movimento à roda.
Outro sistema de segurança disponível no 147 GTA são os seis Air Bags espalhados pelo carro, que inflam de acordo com o local da batida, garantindo segurança a todos os passageiros.
A esportividade do novo Alfa está refletida também em seu interior exclusivo, onde predomina a cor preta, do painel ao teto. Os instrumentos continuam funcionais e bonitos, com design de dois setores circulares dividindo o velocímetro do conta-giros, que agora possuem novas escalas de leitura. O volante esportivo e a manopla do câmbio são revestidos em couro, as pedaleiras e o descanso para o pé são em alumínio com a inscrição “GTA”.
O painel central possui detalhes na cor cinza-grafite e abriga o sistema Connect, onde o motorista pode controlar todas as funções do carro, como o rádio e navegação por satélite em uma tela de 5 polegadas.
O painel possui itens exclusivos como os instrumentos com grafia esportiva e os detalhes na cor cinza-grafite. Bancos com desenho que lembra os esportivos dos anos 60.
Seguindo o padrão da GTA, seus bancos esportivos de couro negro foram inspirados nos antigos esportivos da Alfa Romeo, sendo que os da frente possuem o encosto de cabeça incorporado à estrutura, um toque nostálgico que acomoda de forma ergonômica os passageiros.
Os bancos também oferecem inusitadas configurações de cores em dois-tons. Estão disponíveis como opcionais bancos de couro nas cores laranja, cinza e azul, apenas na parte central do assento, sendo que as abas laterais continuam em couro preto.
Como opcional, bancos oferencem diferentes configurações de cores para a parte central do assento.
A Alfa Romeo pretende disponibilizar também uma versão de corrida para venda do 147 GTA, a exemplo do que acontece com o sedã 156. Dessa forma, o piloto pode comprar o seu Alfa com toda a preparação necessária para utilizar o carro em competições (como santoantônio e bancos concha) e não perder a garantia da fábrica.
A tradição GTA de vitórias em corridas, exclusividade e esportividade certamente serão honradas pelo pequeno 147 GTA, que tem tudo para ser um sucesso numa categoria tão concorrida na Europa pelo estilo e potência dessas pequenas máquinas.
Os membros da família GTA reunidos; a tradição esportiva da sigla continua viva nos modelos atuais.
O Alfa Romeo 147 GTA
Ficha técnica
- Motor
-
- Posição
- transversal, dianteiro
- Número de cilindros
- 6 cilindros em V à 60º
- Número de válvulas
- 24
- Cilindrada total
- 3.179 cm3
- Torque máximo
- 30.6 kgfm a 4.800rpm
- Potência máxima
- 250 CV a 6.200 rpm
- Direção
-
- Tipo
- pinhão e cremalheira, com assistência elétrica
- Suspensão
-
- Dianteira
- Independente quadrilátero
- Traseira
- Independente tipo McPherson
- barra estabilizadora nos dois eixos, braços oscilantes inferiores transversais, molas helicoidais e amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Alimentação
-
- Combustível
- gasolina
- Injeção
- Bosch Motronic ME 7.3.1 eletrônica
- Câmbio e embreagem
-
- Posição
- transversal
- Número de marchas
- câmbio Selespeed 6 marchas à frente e uma à ré
- Tração
- dianteira
- Relações de transmissão
-
- 1ª marcha
- 3,500
- 2ª marcha
- 2,235
- 3ª marcha
- 1,520
- 4ª marcha
- 1,156
- 5ª marcha
- 0,971
- 6ª marcha
- 0,818
- Marcha a ré
- 3,545
- Freios (Brembo)
-
- De serviço
- Hidráulico servo-assistido com duplo circuito independente e sistema ABS/EBD de série
- Dianteiros
- Disco ventilado de 305 mm com pinça flutuante
- Traseiros
- Disco rígido de 276 mm com pinça flutuante
- Rodas
-
- Aros
- 17"
- Pneus
- Pirelli 225/45 ZR
- Dimensões externas
-
- Comprimento do veículo
- 4.213 mm
- Largura do veículo
- 1.764 mm
- Altura do veículo
- 1.412 mm
- Distância entre eixos
- 2.546 mm
- Bitola dianteira
- 1.516 mm
- Bitola traseira
- 1.504 mm
- Tanque de combustível
-
- Capacidade
- 63 litros
- Porta-malas
-
- Capacidade
- 280 litros
- Peso
-
- Total
- 1360 kg
- Desempenho
-
- Aceleração 0-100Km/h
- 6,3 segundos
- Aceleração de 0 à 1000m
- 26,1 segundos
- Velocidade máxima
- 246 km/h
por Johnny Carvalho.
©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.