Artigo

O Alfa Romeo 147

Esse Alfa é um exemplo de ousadia que une agressividade ao requinte.

Ele chegou para fechar um ciclo, o da renovação da família Alfa Romeo. Assim se apresenta o 147, um compacto com leves toques visuais de passado. O menor dos Alfa e o único com opção de carroceria dois volumes - com 4,17 m de comprimento - vem para concorrer com outros pequenos luxuosos do topo do segmento como o Audi A3 e BMW série 3 Compact.

O 147 veio para substituir os 145 e 146 (não importado para o Brasil), e conclui uma fase de renovação da marca iniciada em 1997 com o modelo 156. Como a maioria dos Alfa, ele tem linhas modernas e extremamente arrojadas. Concebido para provocar reações radicais, não há opiniões de meio termo sobre o carro. Ou se ama ou se odeia o novo hatch.

Mesmo o carro sendo trabalho de outros designers, ainda pode se observar fortes traços estéticos do trabalho de Walter De Silva, brilhante desenhista que atualmente trabalha na Seat. Basta olhar o 147 para perceber os mesmos traços inspirados no 156, modelo que marcou a revolução de estilo da Alfa.

Alfa Romeo 147 possui linhas ousadas, e detalhes que lembram o seu irmão 156, como maçanetas traseiras nas colunas das portas e vincos laterais.

Apesar de utilizar a fórmula bem sucedida empregada no 156 e 166, o 147 exibe um desenho com nítidas interferências em estilo retrô, o que atualmente é uma moda entre quase todos os grandes fabricantes. O hatch impressiona logo de frente, com os tradicionais vincos do capô que cortam o pára-choque, alojando o Cuore Sportivo, o que lembra o 6C 2500 Villa d'Este de 1949. Mais alguns detalhes como a linha de cintura das laterais, as maçanetas, retrovisores são semelhantes aos do 156.

No seu lançamento, muitos criticavam a traseira do 147, pois se falava que pareciam muito com a traseira do Peugeot 206, principalmente pelas lanternas afiladas. Mais atualmente esse comentário não é mais feito, devido ao sucesso que o carro faz na Europa. Mas na traseira, além das lanternas típicas da Alfa, o vidro traseiro com a base em "V" e o emblema que esconde a fechadura do porta-malas, que são tradições da marca, formam um belíssimo conjunto.

Um carro que oferece ótima dirigibilidade, desempenho e esportividade, design. Essa é a proposta do 147, um carro diferente de todos de sua categoria. A traseira do 147 forma um belo conjunto inspirado nos modelos maiores da marca. Há quem ache que as lanternas lembram muito o Peugeot 206.

As linhas ousadas proporcionam um Cx de 0,32, o que comprova grande eficiência aerodinâmica. Também são sinônimo de bom desempenho dinâmico, silêncio ao trafegar em velocidades mais altas e economia de combustível nas estradas.

O 147 aproveita a mesma plataforma do 156, mas encurtada em 5 centímetros, por isso, a ótima rigidez torsional é semelhante nos dois modelos. Do irmão mais velho, o 147 também herdou a moderna suspensão com quadrilátero à frente, e McPherson atrás. Como sempre, os Alfas são bem resolvidos no aspecto suspensão. O 147 é ótimo de dirigir e aceita com facilidade acima do normal uma condução mais esportiva. Curvas, não importa se em subida ou descida, o carro sempre reage muito bem.

Na Europa, há opções de motores à gasolina, que são de 1,6 litro (com versões de 105 e 120 cv) e dois-litros de 150 cv, todos com 16 válvulas e a tradicional dupla ignição (Twin Spark). Ainda há opcão de um moderno turbodiesel 1,9 com injeção direta, turbina de geometria variável (JTD) de 110 cv.

Além do tradicional e purista câmbio de cinco velocidades mecânico, o modelo também têm disponível o sistema sequencial de mudanças de marcha Selespeed, que depois de bem aceito nos outros modelos da marca, passa a estar disponível para a linha 147.

Este sistema dispensa o uso do pedal de embreagem pelo motorista, que utiliza apenas de duas borboletas, instalados atrás do próprio volante para mudar de marcha. O da direita para as marchas ascendentes e a da esquerda para a redução das velocidades. Como em um carro de Fórmula 1 atual.

Mais uma vez a Alfa apresenta um belo projeto, que garante ótimo comportamento dinâmico e muita esportividade.

Esse belo conjunto mecânico ainda possui freios bem dimensionados e pneus de aro 16 e perfil baixo, onde é possível andar rápido e com segurança em curvas de qualquer tipo e raio. Segundo o fabricante, o 147 com motor de 2 litros acelera de 0 a 100 km/h em apenas 9,3 segundos e chega aos 208 km/h de velocidade máxima.

O carro possui um ótimo comportamento dinâmico, que é ampliado graças a eletrônica, com equipamentos segurança ativa de primeiro nível, como o antitravamento (ABS), distribuição eletrônica de pressão dos freios (EBD), controles de tração (ASR) e de estabilidade (VDC), e a novidade na área de segurança, com a instalação de cortinas infláveis junto ao teto (windowbags), para proteger os ocupantes em caso de capotamentos, que funcionam em conjunto com os airbags, sendo o primeiro carro desse segmento, no grupo Fiat a dispor desse equipamento. Todas as versões do 147 vêm equipadas com seis airbags de série.

O interior permite boa acomodação para até quatro pessoas, inclusive para as que vão no banco traseiro. O acabamento é sempre sofisticado, com opção de bancos forrados de couro. Os instrumentos são analógicos como manda a tradição, mas formando um lindo conjunto. O que impressiona é qualidade dos materiais usados no acabamento, de ótima qualidade.

Um interior muito espaçoso, que acomoda muito bem quatro passageiros e um quinto adicional, com conforto dos bancos esportivos.

Entre os instrumentos próprios para monitorar as funções do carro, além do controlador automático de velocidade destaca-se um display multifuncional, de fácil leitura e alta sofisticação. Esse display, disponível para todas as versões é o chamado sistema Conect, que é uma central de comunicação e informações que integra rádio/CD player, telefone celular, GPS e central de recepção de dados GSM. Proporciona acesso a 13 menus e aos respectivos submenus, que podem ser lidos em seis diferentes idiomas.

O belo painel do Alfa 147 exibe grande tecnologia embarcada, com equipamentos inexistentes em outros carros da sua categoria.

No volante, teclas permitem acessar as funções do rádio, telefone, comandos vocais e o câmbio Selespeed.

Para o conforto, o 147 dispõe de ar-condicionado automático com ajuste duplo de temperatura (para motorista e passageiro) e sensor de incidência solar, alerta de limite de velocidade, equipamento de áudio com oito falantes. Como opcional, sistema Bose com amplificador e subwoofer ativo.

Numa ousada estratégia, a Alfa Romeo no lançamento do 147, mostrou primeiro a versão de três portas em 2000, e somente em 2001 lançou a versão cinco portas. Isso causou uma certa ansiedade na imprensa, pois todos estavam curiosos para saber como seria o Alfa com as duas portas a mais. A estratégia funcionou muito bem, como todas que a Alfa Romeo planeja atualmente, e o 147 de cinco portas teve um lançamento com tanto prestigio quanto o primeiro, e igualmente também o sucesso.

Atualmente a Alfa Romeo tem em projeto uma versão cupê do 147, para ressuscitar a designação Sprint que também promete ser um grande sucesso nessa boa fase que a marca passa desde o lançamento do 156.

O 147 se resume no melhor custo/benefício da categoria na Europa, na oferta de itens tecnológicos de conforto e segurança inexistentes nos concorrentes nos modelos de entrada no mercado dos compactos. É verdade, Alfa caprichou novamente. Bom para os alfistas.

O Alfa Romeo 147

Ficha técnica

Características técnicas
Motor
1,6 litro (com versões de 105 e 120 cv) e 2,0 de 150 cv, todos com 16 válvulas dupla ignição (Twin Spark). Ainda há opcão de um moderno turbodiesel 1,9 com injeção direta, turbina de geometria variável (JTD) de 110 cv (Somente na Europa)
Transmissão
Tração dianteira, câmbio mecânico transversal de 5 marhas sincronizadas, embreagem monodisco a seco com mola a disco e comando hidráulico. Ainda há opção de sistema sequencial Selespeed
Suspensão
Dianteira
Quadrilátero com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e molas helicoidais.
Traseira
Tipo McPherson com rodas independentes, braços oscilantes inferiores transversais, barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação e molas helicoidais.
Freios
De serviço
Hidráulico servo-assistido com duplo circuito independente e sistema ABS/EBD de série.
Dianteiros
Disco ventilado (284 mm) com pinça flutuante
Traseiros
Disco rígido (251 mm) com pinça flutuante
Dimensões externas
Comprimento do veículo
4.170 mm
Largura do veículo
1.729 mm
Altura do veículo
1.421 mm
Distância entre eixos
2.546 mm
Bitola dianteira
1.511 mm
Bitola traseira
1.498 mm
Tanque de combustível
Capacidade
60 litros
Porta-malas
Capacidade
280 litros
Peso
Total
1300 kg
Desempenho - 2.0L
Aceleração 0-100Km/h
9,3 segundos
Velocidade máxima
208 km/h

por Johnny Carvalho. Texto revisado por Eduardo Guerra.

©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.