Artigo
O Alfa Romeo 2300 Executive
O Alfa Romeo 2300 Executive foi um protótipo desenvolvido pela FIAT. Tem-se notícias que um único exemplar teria sido construído.
O carro usava um motor com taxa de compressão aumentada para 9:1 para aproveitar os benefícios da gasolina "azul", de maior octanagem, produzindo 165 cv ao invés dos tradicionais 149cv e sendo mais econômico.
Segundo o relato do amigo Nasser, antigomobilista e Curador da Fundação Memória dos Transportes, toda a decoração foi feita na Argentina e o único exemplar feito e exposto no Salão de 1977, teria depois sido PRENSADO logo após o salão do automóvel.
Não confundir o Alfa 2300 Executive com a limusine Alfa Romeo 2300 Executivo, feita pela LS-Limusine Service.
O Alfa Romeo 2300 Executive
Ficha técnica
- Motor
-
- Posição
- dianteiro
- Número de cilindros
- 4 em linha
- Diâmetro do cilindros
- 88mm
- Curso do êmbolo
- 95mm
- Cilindrada total
- 2310 cm3
- Conjugado máximo a 3500 rpm
- 23.0 kgm (SAE)
- Potência máxima a 5700 rpm
- 165cv (SAE)
- Potência específica/dt>
- 71,7 cv/1
- Relação de compressão
- 9,0:1
- Refrigeração
- Por circulação de água sobre pressão, movimentada por bomba centrífuga; Circuito com válvula termostática, ventilador de 6 pás assimétricas
- Direção
-
- Tipo
- Comandada por rosca sem fim e setor; Coluna de direção retrátil e de altura regulável
- Distribuição
-
- Tipo
- Válvulas no cabeçote dispostas em V a 90º; Comando por tuchos em banho de óleo; Válvulas de escape refrigeradas à sódio
- Suspensão
-
- Dianteira
- Rodas independentes; Braços triangulares superiores e inferiores articulados na espiga da roda por juntas
- Traseira
- Eixo rígido semi-flutuante ancorado por quatro barras, sendo duas longitudinais e duas diagonais com interposição de buchas de metal e borracha; Molas helicoidais coaxiais aos amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação
- Câmbio e transmissã0
-
- Número de marchas
- Cinco marchas sincronizadas para a frente e uma à ré, com comando no assoalho
- Transmissão
- Embreagem monodisco a seco com comando hidráulico
- Curso total
- 161mm
- Curso morto
- de 20 a 25mm
- Freios
-
- Tipo
- A disco nas quarto rodas, independentes, acionados hidraulicamente e auxiliados por servo-freio; Válvula limitadora de pressão no circuito das rodas traseiras
- Rodas
-
- Aros
- Aro de 14" e tala de 6" com aberturas para ventilação
- Consumo
-
- Médio
- 9,0 Km/l
O Alfa Romeo 2300 Executive
Detalhes
- Conforto garantido por ar condicionado regulável com saída na traseira, relógio digital com sinal acústico, rádio citzen-band de 40 canais, vidros elétricos.
- Para trabalhar em route, mesa retrátil com luz fluorescente difusa, calculadora, rádiotelefone, canetas, agenda, ditafone, porta-documentos, gravador.
- Se a opção for o descanso, televisor, geladeira com congelador, luz de leitura, lugar para copos e bebida, banco dianteiro dobrável para apoio das pernas
- Forração interna em couro e camurça, poltronas traseiras reclináveis eletricamente - detalhe sem similar em carros de qualquer procedência - cintos de segurança de três pontos que se recolhem automaticamente quando não são utilizados e não tolhem os movimentos quando em uso.
- Parachoques em plástico reforçados com fibra de vidro e borracha, motor Europa com 165cv e dispositivo de controle de emissão de gases segundo padrões europeus
O Alfa Romeo 2300 Executive
Propaganda e fotos
por Michael Swoboda.