Artigo

O Alfa Romeo 2300 Executive

O Alfa Romeo 2300 Executive foi um protótipo desenvolvido pela FIAT. Tem-se notícias que um único exemplar teria sido construído.

O carro usava um motor com taxa de compressão aumentada para 9:1 para aproveitar os benefícios da gasolina "azul", de maior octanagem, produzindo 165 cv ao invés dos tradicionais 149cv e sendo mais econômico.

Segundo o relato do amigo Nasser, antigomobilista e Curador da Fundação Memória dos Transportes, toda a decoração foi feita na Argentina e o único exemplar feito e exposto no Salão de 1977, teria depois sido PRENSADO logo após o salão do automóvel.

Não confundir o Alfa 2300 Executive com a limusine Alfa Romeo 2300 Executivo, feita pela LS-Limusine Service.

O Alfa Romeo 2300 Executive

Ficha técnica

Características técnicas
Motor
Posição
dianteiro
Número de cilindros
4 em linha
Diâmetro do cilindros
88mm
Curso do êmbolo
95mm
Cilindrada total
2310 cm3
Conjugado máximo a 3500 rpm
23.0 kgm (SAE)
Potência máxima a 5700 rpm
165cv (SAE)
Potência específica/dt>
71,7 cv/1
Relação de compressão
9,0:1
Refrigeração
Por circulação de água sobre pressão, movimentada por bomba centrífuga; Circuito com válvula termostática, ventilador de 6 pás assimétricas
Direção
Tipo
Comandada por rosca sem fim e setor; Coluna de direção retrátil e de altura regulável
Distribuição
Tipo
Válvulas no cabeçote dispostas em V a 90º; Comando por tuchos em banho de óleo; Válvulas de escape refrigeradas à sódio
Suspensão
Dianteira
Rodas independentes; Braços triangulares superiores e inferiores articulados na espiga da roda por juntas
Traseira
Eixo rígido semi-flutuante ancorado por quatro barras, sendo duas longitudinais e duas diagonais com interposição de buchas de metal e borracha; Molas helicoidais coaxiais aos amortecedores hidráulicos telescópicos de dupla ação
Câmbio e transmissã0
Número de marchas
Cinco marchas sincronizadas para a frente e uma à ré, com comando no assoalho
Transmissão
Embreagem monodisco a seco com comando hidráulico
Curso total
161mm
Curso morto
de 20 a 25mm
Freios
Tipo
A disco nas quarto rodas, independentes, acionados hidraulicamente e auxiliados por servo-freio; Válvula limitadora de pressão no circuito das rodas traseiras
Rodas
Aros
Aro de 14" e tala de 6" com aberturas para ventilação
Consumo
Médio
9,0 Km/l

O Alfa Romeo 2300 Executive

Detalhes

  • Conforto garantido por ar condicionado regulável com saída na traseira, relógio digital com sinal acústico, rádio citzen-band de 40 canais, vidros elétricos.
  • Para trabalhar em route, mesa retrátil com luz fluorescente difusa, calculadora, rádiotelefone, canetas, agenda, ditafone, porta-documentos, gravador.
  • Se a opção for o descanso, televisor, geladeira com congelador, luz de leitura, lugar para copos e bebida, banco dianteiro dobrável para apoio das pernas
  • Forração interna em couro e camurça, poltronas traseiras reclináveis eletricamente - detalhe sem similar em carros de qualquer procedência - cintos de segurança de três pontos que se recolhem automaticamente quando não são utilizados e não tolhem os movimentos quando em uso.
  • Parachoques em plástico reforçados com fibra de vidro e borracha, motor Europa com 165cv e dispositivo de controle de emissão de gases segundo padrões europeus

O Alfa Romeo 2300 Executive

Propaganda e fotos

por Michael Swoboda.