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Alfa Spider - Um marco para a Alfa Romeo
Certas marcas de carros trazem em seu curriculum alguns modelos e características que marcaram sua história. No caso da Alfa Romeo, particularmente os conversíveis destacaram-se pelo charme, esportividade e beleza das formas, como o mitológico 1900 Cabriolet da década de 50 ou o próprio Alfa Romeo Spider. Tantos anos após sua aposentadoria a tradicional empresa italiana mostrou no salão de Paris de 1994 o Alfa GTV e sua versão conversível, chamada de Spider.
A única diferença aparente era que no caso do Spider podia-se rodar com os cabelos voando ao vento. Mas na prática o charme do descapotável caiu em cheio nas graças do público, que consagrou sua preferência pelo Spider, traduzida através de quase o dobro de unidades vendidas em relação ao GTV. No Brasil, o sucesso se fez sentir também por ter sido o único dos dois modelos a ser trazido pela Alfa Romeo.
O elegante design do carro, foi assinado conjuntamente pela Pininfarina e pelo Centro Stile Alfa Romeo, seguindo o mesmo padrão dos demais veículos da empresa na ocasião: Alfa 145, 155 e 164. Uma das características deste traço de design, fica por conta dos acentuados vincos laterais, que se iniciam no arco do pará-lamas, como se dessem continuidade a linha dos pará-choques e seguem subindo pela lateral do carro, até a cobertura da capota escamoteável, que também abriga o brake-light.
Os pará-choques dianteiros e traseiros harmonizam-se com o restante da carrocerria e esteticamente completam as linhas ao mesmo tempo suaves e dinâmicas do carro. O dianteiro, por exemplo, abriga as tomadas de ar para refrigeração do motor e o traseiro, envolve as lanternas retas que parecem uma peça única. À frente destaque, para o pequeno e duplo conjunto de faróis em uma clara analogia aos multiplos olhos de uma aranha (spider em inglês). Completa a lista de características marcantes, o triângulo invertido à frente do capô, já tradicional nos carros da marca e que ostenta o logo redondo.
Mas linhas atraentes em conversíveis, muitos concorrentes têm e certamente não foi apenas isto que conquistou os consumidores deste Alfa. Para se adequar tanto à classe e status, como também ao padrão mínimo de desempenho que os demais Alfas conversíveis concediam, a montadora optou por duas versões de motores. Nehuma delas pode-se dizer fazem o carro bater recordes de velocidade ou andar junto de um Porsche ou Lamborghini, mas garantem a dose de emoção necessária em um carro tido como esportivo.
A mais fraca delas, é a mesma que na ocasião equipava o Alfa Romeo 155, um motor 4 cilindros de 2.0 litros de deslocamento, 16 válvulas e sistema Twin Spark (duas velas por cilindro), que tem por função otimizar o processo de combustão, principalmente em regimes mais baixos de rotação. Como resultado, 150 cavalos de potência, suficientes para acelerar aos 100 km/h em 8.5 segundos e atingir 210 km/h. Mas o ponto alto mesmo, veio com a versão equipada com um motor V6 à 60º, de 3.0 litros e 12 válvulas, que produzia 192 cavalos.
Os 42 cavalos adicionais já eram suficientes para fazer o carro baixar em mais de 1 segundo o tempo de 0 a 100 km/h e 225 km/h de máxima, mas ainda não dignos da emoção que se pretendia. Assim atualmente o motor recebeu um novo cabeçote e agora dispõe de 24 válvulas, como o Alfa GTV e que é responsável por gerar uma potência de 218 cavalos a 6300 rpm e 27 kgfm a 5000 rpm. Com mais força, agora a pequena "aranha" cumpre melhor seu papel de esportivo, alcançando os 100 km/h em 6.8 segundos e atingindo os 235 km/h.
O antigo câmbio manual de 5 velocidades também foi redimensionado e ganhou a sexta marcha, para transmitir às rodas dianteiras toda a nova potência do motor. Pisando-se a meio acelerador já é suficiente para se produzir boas cantadas de pneu, já que não há controle de tração. O "motorzão" V6 tem respostas uniformes e torque suficiente para acelerar seus quase 1500 kg.
Contrariando a premissa de que todo esportivo que se digne deva ter o motor atrás e tração traseira e que carros de tração dianteira apresentem tendência a sair de frente, este Alfa utiliza justamente a fórmula contraria - motor e tração dianteiras. Para qua não ocorra o fenômeno da saída de frente ou traseira muito leve quando se freia, um sofisticado sistema de suspensão, chamado de Dynamic Toe-in Movement. Trata-se de uma evolução do sistema de quadriláteros deformáveis que permite variações da convergência das rodas, adaptando-se rapidamente às condições de pilotagem e do piso, a fim de manter a aderência, mesmo em entradas mais fortes de curvas.
Do ponto de vista da segurança, um monocoque de alta rigidez e baixo nível de deformação, abriga motorista e passageiro. Zonas de deformação e absorção de impacto e duplo air bag, completam os itens de segurança em caso de colisão. Para freá-lo adequadamente grandes discos ventilados nas quatro rodas, acionados por freios Bosch quadricanal e quadrisensor.
Atualmente apenas em alguns países europeus ainda é possível se encontrar um Alfa romeo Spider novo para compra, já que apesar do sucesso na época de seu lançamento, hoje o carro tem muitos concorrentes financeiramente mais viáveis, mesmo diante da paixão dos "alfistas". Uma modernização em seu projeto, aparentemente não está nos planos da montadora, controlada pelo grupo Fiat e que atualmente passa por dificuldades financeiras na Europa. É lastimável, já que se trata de um bom esportivo que carrega o nome de uma marca memorável pelos seus belíssimos conversíveis.
Alfa Spider
Fotos
Alfa Spider
Ficha técnica
- Motor
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- Posição
- dianteiro transversal, bloco e cabeçote em alumínio
- Número de cilindros
- 6 cilindros em V à 60º
- Número de válvulas
- 24 válvulas DOHC, injeção eletrônica Bosch Motronic
- Cilindrada total
- 2959 cm³
- Torque máximo
- 27,0 kgfm @ 5 000 rpm
- Potência máxima
- 218 cv @ 6 300 rpm
- Freios
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- Duplo circuito hidráulico cruzado e assistência ABS, com discos de 284 / 240 mm, ventilados nas rodas dianteiras.
- Rodas
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- Aros
- 16" x 6,5 J
- Pneus
- Michelin Pilot 205/50 ZR 16
- Dimensões externas
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- Comprimento do veículo
- 4.285 mm
- Largura do veículo
- 1.315 mm
- Altura do veículo
- 1.780 mm
- Distância entre eixos
- 2.540 mm
- Peso
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- Total
- 1420 kg
- Desempenho
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- Aceleração 0-100Km/h
- 6,8 segundos
- Velocidade máxima
- 235 km/h
por Renato Cabral.