Artigo
Alfa Romeo e o Rock'n Roll nos anos 70
O artigo traz um breve histórico da marca Alfa Romeo nos anos 70. A leitura torna-se leve e super agradável, uma vez que utiliza o Rock'n Roll como paralelo. Tudo que é citado no artigo foi baseado em pesquisas feitas em revistas e livros da época pelo autor.
1970
Enquanto os Beatles ensaiavam seu "canto do cisne" com o derradeiro álbum Let it be, onde despontava além da faixa título, a belíssima "The long and winding road", a FNM atingia marca de 5000 unidades vendidas dos FNM 2000 e 2150. O modelo 70 trazia como novidades na versão top, bancos dianteiros individuais, freios a disco dianteiros e novo painel. Na Europa, despontava a Giulia Junior Zagato numa fase criativa da Alfa Romeo.

1971

Simon e Garfunkel lançavam um de seus melhores álbuns - Bridge over troubled water - onde, além da faixa título, destacavam-se "América", "El condor pasa" e "Cecília" entre outras. O Led Zeppelin se consolidava com o 4º album e a clássica "Stairway to heaven". Os Doors, também brilhavam com os vocais de Jim Morrison e faixas como "Riders on the storm". Enquanto isso, surgia aqui no Brasil o Fúria FNM, montado sobre a plataforma encurtada do FNM 2150. Na Europa, a Alfa Romeo era embalada pela GTV 2000, Spider Veloce 2000 e pela novíssima e linda Montreal.
1972
Por aqui, quem ensaiava o "canto do cisne" era a nossa querida FNM 2150. Na Europa, surgia a Alfetta, de onde viria a inspiração para nossa futura 2300 e o Alfasud, um compacto de belas linhas mas com tremenda tendência à ferrugem. No rock, já se consagrava Carlos Santana, que despontara pouco antes no festival de Woodstock. Os Rolling Stones seguiam na trilha do sucesso e o mundo se rendia definitivamente ao trio inglês Emerson, Lake e Palmer com o lançamento de seu 4º álbum - Trilogy.

1973
Não foi um ano de grandes novidades na Alfa Romeo italiana. Por aqui, já se iniciavam os testes da nossa 2300. Em compensação, os ingleses do Pink Floyd lançavam o antológico álbum "Dark side of the moon" - inesquecível, clássico e sempre atual. Paul McCartney, embalava o espião 007 com "Live and let die".
1974

Surge a nossa querida 2300, o automóvel brasileiro mais avançado em sua época com inédito sistema de freios a disco nas quatro rodas, entre outras inovações. Especulava-se sobre a produção do Alfasud por aqui. No Rock'n Roll, foi a vez do Supertramp com o fantástico album "Crime of the century" que trazia entre outras belas faixas, a mega-sucesso "Dreamer".
1975
Em plena crise do petróleo, a indústria automobilística pisa no freio. Ainda bem que a nossa 2300 tinha disco nas quatro rodas..... E na música, o grupo Yes colhia os frutos do álbum "Relayer" lançado no ano anterior mas que eternizou a faixa "Sun" (The gates of delirium).
1976 a 1980
A 2300 passa por aperfeiçoamentos e começa a ser produzida pela FIAT em Betim. Surgem os modelos "B" e "ti". Na Europa poucas novidades, a não ser pelos novos motores V6 que equipavam alguns modelos como as GTV6. No rock, os grandes grupos seguem lançando albuns de sucesso. Em 1978, o Genesis emplaca "and then there were three" com a top 10 "Follow you, follow me" que chega a ser tema de novela por aqui. Surge o U2.

por Marcus Myrrha.