Artigo
A História dos logotipos da Alfa Romeo
Após muita pesquisa, listo abaixo os logotipos oficiais usados pela Alfa Romeo desde sua fundação e alguns outros bem interessantes, que guardam algum tipo de relação com a marca italiana. Alguns deles foram usados por pouquíssimo tempo, enquanto outros adornaram os carros da marca durante décadas.
O nome Alfa Romeo tem origem na combinação do nome "A.L.F.A."(Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o último nome do empresário Nicola Romeo, que assumiu o controle da companhia em agosto de 1915. Embora tenham havido pequenas mudanças no logotipo ao longo dos mais de 100 anos de história, o símbolo Alfa Romeo manteve a maior parte de seu design e mitologia originais, tornando-o um ícone no mundo do automóvel.
antes de 1910

Fundada em 1906 por Alexandre Darracq, um fabricante de carros francês, a Darracq Italiana Sociedade Anônima tinha alguns investidores italianos, entre eles Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão.
A localização inicial da empresa era em Nápoles, mas antes mesmo de a construção da fábrica planejada começar, Alexandre Darracq decidiu, ao final de 1906, que Milão seria mais adequada e adquiriu um terreno em Portello, subúrbio de Milão.
Ao final de 1909, os carros italianos Darracq estavam vendendo mal e a empresa foi encerrada. Ugo Stella, juntamento com outros co-investidores italianos, fundaram uma nova empresa chamada A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), comprando os ativos da italiana Darracq que estava em processo de dissolução.
1910-1918

Fundada em 24 de Junho de 1910, a nova empresa precisava de um novo logotipo e dois símbolos tradicionais de Milão foram escolhidos para compor novo distintivo.
A metade esquerda do emblema estampa a cruz da cidade. Uma cruz vermelha usada pelos soldados medievais milaneses durante as Cruzadas e que pode também ser considerada a Cruz de Santo Ambrósio ou a Cruz de São Jorge.
Na metade direita, temos a serpente dos Visconti. Também conhecida como Biscione, era o símbolo da influente família Visconti, desde o século 11 em Milão. Quando os Visconti ganharam o controle da cidade, em 1277, o Biscione tornou-se associado à própria Milão e ainda pode ser encontrado em muitos edifícios e monumentos por toda a cidade.
Ambos os símbolos foram incluídos em um disco com a inscrição ALFA MILANO impressa na borda, divididos por dois nós da dinastia Savoy. De acordo com a própria Alfa Romeo e indo de encontro à crença popular, o homem não estava sendo devorado e sim emergia da serpente como um novo homem.
leve alteração em 1912

Em 1912 as letras ALFA MILANO foram modernizadas e tornaram-se brancas. Há pouquíssimas refências sobre este logotipo.
1918-1925

Logo após o engenheiro Nicola Romeo assumir o controle da companhia em 1915 e ao término da Primeira Grande Guerra, seu sobrenome foi adicionado ao logotipo, que passou a exibir ALFA ROMEO MILANO impresso na borda. Com a adição do sobrenome, os dois nós da dinastia Savoy foram movidos um pouco para baixo e deixaram de estar alinhados horizontalmente com o centro do círculo.
1925-1945

A mudança de 1925 trouxe um segundo contorno ao emblema: uma coroa de louros dourada foi colocada em torno da moldura azul, para comemorar a vitória da Alfa Romeo P2 no primeiro Campeonato Mundial de Automóveis, um precursor da atual competição de Fórmula 1. A coroa de louros foi mantida por mais de 50 anos, até o redesenho de 1982.
Pode-se notar também que os nós foram redesenhados e que a serpente sofreu leves alterações, ficando menos realista.
1946-1950

Após a Segunda Guerra Mundial as máquinas que produziram os logotipos instalados nos veículos foram destruídas, e foi criada nova uma versão do logotipo.
Foram utilizadas apenas as cores vermelha e amarela. Todos os elementos gráficos em amarelo foram colocados em um círculo vermelho sólido com uma moldura de ouro fina e os nós que faziam referência à dinastia dos Savoia foram eliminados, sendo substituídos por duas linhas onduladas. Outra mudança foi a retirada do hífen entre os nomes Alfa e Romeo. A pessoa que a serpente devora também foi colocada em um ângulo. Esse redesenho dramático na história da Alfa foi também o que teve menor duração.
1950-1960

O logotipo em cores voltou com um contorno prateado no ano em que a Alfa Romeo conquistou o título inaugural do Campeonato Mundial de Fórmula 1, com Giuseppe "Nino" Farina ganhando o título em um Tipo 158, também conhecido como "Alfetta". A Alfa venceu novamente em 1951 com Juan Manuel Fangio em um Tipo 159, movido por um motor de oito cilindros em linha supercharged de 1,5 litros e 425 hp, capaz de atingir 190 mph (cerca de 305 km/h). (Era um devorador de metanol, conseguindo apenas 1,2 mpg!) A Alfa se retirou da Fórmula 1 em 1952 para se concentrar em carros de produção em massa mais rentáveis, como o modelo 1900.
1960-1972

Pequena simplificação do design manteve o contorno dourado de todas as letras, da cruz e da serpente, mas a textura elaborada das escamas do corpo da serpente, a figura humana, a textura ondulada na borda e a textura de linhas verticais na cruz vermelha foram todas suavizadas.
1972-1982

Após a inauguração da fábrica onde seriam produzidos os Alfasud, em Pomigliano d'Arco, a palavra MILANO e as linhas onduladas foram removidas.
Podemos notar ainda que a serpente, o homem e a coroa foram completamente redesenhados, passando a ser "menos reais" e graficamente mais próximos a um desenho estilizado.
1982-2014

A coroa de louros foi finalmente removida e o diâmetro do logotipo foi aumentado. O nome ALFA ROMEO passou a ser dourado.
Este logotipo foi utilizado em todos os modelos que foram comercializados no Brasil, desde as primeiras Alfa Romeo 164 que desembarcaram no país em 1990 até o fim das importações em 2005, quando recebemos algumas unidades da Alfa Romeo 147 facelift.
2015

Um novo e belo logotipo foi introduzido em 2015, com uma combinação perfeita entre geometria e proporção. Cada elemento tem uma cor específica, expressando uma personalidade ousada e contemporânea. A textura piramidal do fundo marca o caráter da marca. Dois tons diferentes de cinza se fundem em um contraste tridimensional de iluminações e sombras.
Podemos perceber que a tipografia das letras foi moderenizada, as cores foram reduzidas e realçadas e que o logotipo perdeu a linha vertical entre a cruz e a serpente presente desde o 1910 e suprimida apenas durante a guerra.
Texto e pesquisa por David Cipriano. Artigo revisado por Giovani Sardagna e Marcus Myrrha.
Outros Logotipos
Associados a Alfa Romeo

Logotipo da Darracq Italiana Sociedade Anônima - 1902
