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A História dos logotipos da Alfa Romeo

Após muita pesquisa, listo abaixo os logotipos oficiais usados pela Alfa Romeo desde sua fundação e alguns outros bem interessantes, que guardam algum tipo de relação com a marca italiana. Alguns deles foram usados por pouquíssimo tempo, enquanto outros adornaram os carros da marca durante décadas.

O nome Alfa Romeo tem origem na combinação do nome "A.L.F.A."(Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) com o último nome do empresário Nicola Romeo, que assumiu o controle da companhia em agosto de 1915. Embora tenham havido pequenas mudanças no logotipo ao longo dos mais de 100 anos de história, o símbolo Alfa Romeo manteve a maior parte de seu design e mitologia originais, tornando-o um ícone no mundo do automóvel.

antes de 1910

Fundada em 1906 por Alexandre Darracq, um fabricante de carros francês, a Darracq Italiana Sociedade Anônima tinha alguns investidores italianos, entre eles Cavaliere Ugo Stella, um aristocrata de Milão.

A localização inicial da empresa era em Nápoles, mas antes mesmo de a construção da fábrica planejada começar, Alexandre Darracq decidiu, ao final de 1906, que Milão seria mais adequada e adquiriu um terreno em Portello, subúrbio de Milão.

Ao final de 1909, os carros italianos Darracq estavam vendendo mal e a empresa foi encerrada. Ugo Stella, juntamento com outros co-investidores italianos, fundaram uma nova empresa chamada A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili), comprando os ativos da italiana Darracq que estava em processo de dissolução.

1910

Fundada em 24 de Junho de 1910, a nova empresa precisava de um novo logotipo e dois símbolos tradicionais de Milão foram escolhidos para compor novo distintivo.

A metade esquerda do emblema estampa a cruz da cidade. Uma cruz vermelha usada pelos soldados medievais milaneses durante as Cruzadas e que pode também ser considerada a Cruz de Santo Ambrósio ou a Cruz de São Jorge.

Na metade direita, temos a serpente dos Visconti. Também conhecida como Biscione, era o símbolo da influente família Visconti, desde o século 11 em Milão. Quando os Visconti ganharam o controle da cidade, em 1277, o Biscione tornou-se associado à própria Milão e ainda pode ser encontrado em muitos edifícios e monumentos por toda a cidade.

Ambos os símbolos foram incluídos em um disco com a inscrição ALFA MILANO impressa na borda, divididos por dois nós da dinastia Savoy. De acordo com a própria Alfa Romeo e indo de encontro à crença popular, o homem não estava sendo devorado e sim emergia da serpente como um novo homem.

leve alteração em 1912

Em 1912 as letras ALFA MILANO foram modernizadas e tornaram-se brancas. Há pouquíssimas refências sobre este logotipo.

1918

Logo após o engenheiro Nicola Romeo assumir o controle da companhia em 1915 e ao término da Primeira Grande Guerra, seu sobrenome foi adicionado ao logotipo, que passou a exibir ALFA ROMEO MILANO impresso na borda. Com a adição do sobrenome, os dois nós da dinastia Savoy foram movidos um pouco para baixo e deixaram de estar alinhados horizontalmente com o centro do círculo.

1925

A mudança de 1925 trouxe um segundo contorno ao emblema: uma coroa de louros dourada foi colocada em torno da moldura azul, para comemorar a vitória da Alfa Romeo P2 no primeiro Campeonato Mundial de Automóveis, um precursor da atual competição de Fórmula 1. A coroa de louros foi mantida por mais de 50 anos, até o redesenho de 1982.

Pode-se notar também que os nós foram redesenhados e que a serpente sofreu leves alterações, ficando menos realista.

1946

Após a Segunda Guerra Mundial as máquinas que produziram os logotipos instalados nos veículos foram destruídas, e foi criada nova uma versão do logotipo.

Foram utilizadas apenas as cores vermelha e amarela. Todos os elementos gráficos em amarelo foram colocados em um círculo vermelho sólido com uma moldura de ouro fina e os nós que faziam referência à dinastia dos Savoia foram eliminados, sendo substituídos por traços. Outra mudança foi a retirada do hífen entre os nomes Alfa e Romeo.

1950

Com a proclamação da república, o emblema voltou a ser colorido e a coroa de louros foi reduzida.

1972

Após a inauguração da fábrica onde seriam produzidos os Alfasud, em Pomigliano d'Arco, a palavra MILANO e as linhas onduladas foram removidas.

Podemos notar ainda que a serpente, o homem e a coroa foram completamente redesenhados, passando a ser "menos reais" e graficamente mais próximos a um desenho estilizado.

1982

A coroa de louros foi finalmente removida e o diâmetro do logotipo foi aumentado. O nome ALFA ROMEO passou a ser dourado.

Este logotipo foi utilizado em todos os modelos que foram comercializados no Brasil, desde as primeiras Alfa Romeo 164 que desembarcaram no país em 1990 até o fim das importações em 2005, quando recebemos algumas unidades da Alfa Romeo 147 facelift.

2015

Um novo e belo logotipo foi introduzido em 2015, com uma combinação perfeita entre geometria e proporção. Cada elemento tem uma cor específica, expressando uma personalidade ousada e contemporânea. A textura piramidal do fundo marca o caráter da marca. Dois tons diferentes de cinza se fundem em um contraste tridimensional de iluminações e sombras.

Podemos perceber que a tipografia das letras foi moderenizada, as cores foram reduzidas e realçadas e que o logotipo perdeu a linha vertical entre a cruz e a serpente presente desde o 1910 e suprimida apenas durante a guerra.

Texto e pesquisa por David Cipriano. Artigo revisado por Giovani Sardagna e Marcus Myrrha.

Outros Logotipos

Associados a Alfa Romeo

Logotipo da Darracq Italiana Sociedade Anônima - 1902
Logotipo adotado por uma das empresas de Nicola Romeo antes da aquisição da Alfa.