Artigo

As difereças entre a 156 Elegance e a 156 Sport

As diferenças ente os dois modelos da Alfa Romeo 156 que vieram para o Brasil não são muitas. Algumas chegam a ser tão sutis que muitos apaixonados pelo carro não as percebem, assim como ocorre também entre as versões da 145 Elegance e 145 Quadrifóglio, e 155 Elegance e 155 Super.

156 Elegance vs 156 Sport

VISÃO LATERAL

Observando as duas versões de lado, notamos uma diferença clara no modelo das rodas e uma diferença sutil: a presença de saia lateral apenas na versão Sport.

O conjunto de roda na versão Elegance é montado com pneus 205/60 sobre aros de 15 polegadas, enquanto que na versão Sport temos pneus 205/55 em aros mais esportivos de 16 polegadas.

Veja em detalhe os dois modelos de roda usados na 156.

156 Elegance vs 156 Sport

INTERIOR

No interior temos algumas diferenças marcantes. A versão Elegance tem bancos de couro da Momo de série, além de volante, console central e pomo do câmbio em madeira e vidro elétrico nas 4 portas.

Já a Sport possui bancos de tecido de série, volante e pomo do câmbio em couro, console central imitando fibra de carbono e vidro elétrico apenas nas portas dianteiras. Mas é bastante comum hoje em dia encontrarmos a versão Sport com bancos de couro e vidro elétrico nas 4 portas.

156 Elegance vs 156 Sport

PAINEL

Uma diferença clara é vista também no painel das duas versões. A Elegance possui os instrumentos com fundo branco e iluminação em verde enquanto na Sport temos instrumentos com fundo preto e iluminação alaranjada.

156 Elegance vs 156 Sport

MECÂNICA

Ambos os modelos são idênticAmbos os modelos são idênticos mecanicamente.

156 Elegance vs 156 Sport

CURIOSIDADES

É possível encontramos algumas 156 híbridas, modelos trazidos no início de 1999, que acabamos nomeando de “Sportgance”. Essas Alfas normalmente são modelos Sport. Possuem o interior da Sport, às vezes os instrumentos tem fundo branco como na Elegance, saias laterais, bancos de couro Momo e rodas de 15".

Imagina-se que sejam realmente modelos Sport que tiveram os bancos de tecido trocados e as rodas aro 16" substituídas pelas rodas 15". Comenta-se que essas rodas foram retiradas para serem colocadas nas Alfas 156 2.5 V6, importadas para a diretoria da FIAT, pois vinham originalmente com as rodas de 15" da versão Elegance.

Como dito anteriormente, a FIAT trouxe 8 Alfas 156 2.5 V6 mecânicas com câmbio de 6 marchas para serem utilizadas exclusivamente por sua diretoria, em idos de 1999.

O Alfa Romeo BR tem ao longo do tempo procurado esses carros e até agora encontramos quatro delas ainda rodando. Uma Blu Cosmos em São Paulo, uma Verde Amazzonia em Santa Catarina, uma Nero Luxor que esteve muito tempo a venda no Rio de Janeiro e depois desapareceu e uma Rosso Proteo que atualmente está a venda em Brasília.

Carros raros, difíceis de encontrar e normalmente com um preço bem acima da 156 2.0 Twin Spark do mesmo ano. Foram distribuídas para a diretoria de marketing da FIAT em fevereiro de 2003, para divulgar o lançamento da Alfa Romeo 156 V6 2003 automática que começou a ser vendida no Brasil neste ano.

O motor V6 de 2.5 litros e 24 válvulas é praticamente idêntico ao V6 da Alfa Romeo 164 Super, fornecendo 190cv a 6300 rpm, têm interior igual à versão Sport, borrachão do pára-choque e espelhos pintados na cor do carro, não possuem saias laterais e originalmente utilizam as rodas 15" da versão Elegance.

Atualmente duas delas estão utilizando a roda de 17" da Alfa Romeo 147 e uma a roda 16" do modelo Sport.

por David Cipriano.

Texto revisado por Eduardo Guerra.