Artigo

As difereças entre a 155 Elegance e a 155 Super

As diferenças ente os dois modelos da Alfa Romeo 155 que vieram para o Brasil não são muitas. Algumas chegam a ser tão sutis que muitos apaixonados pelo carro não as percebem, assim como ocorre também entre as versões da 145 Elegance e 145 Quadrifóglio, que por serem posteriores a Alfa 155, absorveram muitos detalhes presentes neste carro.

155 Elegance vs 155 Super

VISÃO FRONTAL

A primeira diferença que se pode perceber olhando as duas versões de frente, é a pintura do parachoque dianteiro. Note que na versão Elegance a parte inferior do parachoque é preta, enquanto que na versão Super é pintada na cor do carro.

155 Elegance vs 155 Super

VISÃO LATERAL

Vendo as duas versões de lado, notamos diferença nas rodas e na pintura da saia lateral, que acompanha os parachoques dianteiro e traseiro. O conjunto de roda na versão Elegance é montado com pneus 195/60 sobre aros de 14 polegadas, enquanto que na versão Super temos pneus 195/55 em aros esportivos de 15 polegadas.

155 Elegance vs 155 Super

VISÃO TRASEIRA

Na parte traseira do carro temos a presença de um aerofólio apenas na versão Super, além da diferença na pintura da parte inferior do parachoque.

As escritas na tampa da mala também se alteram levemente. Temos as inscrições Super ou 2.0 ao lado da escrita 155, identificando as versões Super e Elegance, respectivamente.

Veja em detalhe as escritas na parte inferior da tampa do porta mala.

155 Elegance vs 155 Super

PAINEL

Tracinhos vermelhos entre as marcações de velocidade são apenas vistos no painel na versão Super, deixando-o ainda mais esportivo que o painel da versão Elegance.

155 Elegance vs 155 Super

Interior

Internamente, as duas versões mudam bastante.

O interior da versão Super tem volante, pomo do câmbio e alavanca do freio de mão em couro enquanto que a versão Elegance trás o volante e pomo do câmbio em mogno e apliques de mogno em detalhes das portas e no painel.

Enquanto o estofamento dos bancos e a parte inferior do painel da versão Elegance é composto em veludo ou couro cinza claro, dando claramente um ar de requinte ao modelo, a Super trás o estofamento em tecido cinza escuro com filetes em vermelho ou couro cinza escuro e o painel todo em preto, mostrando esportividade.

Airbag, teto solar e couro eram opcionais na época, assim como um pacote ainda mais esportivo para a versão Super que trazia entre outras coisas bancos Recaro, mas suprimia o encosto de braço escamoteável entre os bancos dianteiros.

Devemos notar que o volante da versão Elegance é de madeira compactada, uma medida de segurança pois em caso de choque, se quebra sem deixar farpas que poderiam ferir o motorista.

Abaixo, alguns interiores:

Bancos em couro, airbag, interior, parte inferior do painel e portas em cinza. Detalhes em madeira.

Bancos em couro e airbag. Note o volante com o brasão apenas em baixo relevo.

Bancos em tecido, sem airbag.

Bancos em tecido com costuras em vermelho, sem airbag.

Bancos Recaro.

Apesar das fotos não mostrarem, é possível encontrarmos algumas versões Super com banco de couro preto.

155 Elegance vs 155 Super

MECÂNICA

Ambos os modelos são idênticos mecanicamente. O modelo Elegance possui suspensão sensivelmente mais alta e macia que o modelo Super e que os carros comercializados na Europa, entretanto, no mercado de reposição, as peças de suspensão apresentam apenas a configuração da Super, uma vez que as peças da Elegance foram tropicalizadas especialmente para o mercado nacional.

155 Elegance vs 155 Super

CURIOSIDADES

Alguns modelos apresentam o brasão Alfa Romeo no centro do volante apenas em baixo relevo, outros o brasão colorido. Esta curiosidade pode ser encontrada em qualquer modelo 155 e aparentemente independe de ano e ano/modelo.

Existem modelos que poderíamos chamar de híbridos, com interior de Elegance, e visual externo de Super. Estes modelos são na verdade, modelos Elegance com um Kit oferecido na época, que consistia no aerofólio, rodas e pintura das saias inferiores.

Não raros, pode-se encontrar veículos modelo 1997 vendidos no ano de 1998, portanto com notas fiscais deste ano. Comenta-se que a Fiat teve problemas com os últimos lotes de 155 e 164 que ficaram retidos na importação, sendo liberados apenas em 1998.

De importação extra oficial encontram-se ainda no Brasil modelos de 155 Elegance ano/modelo 1995 com motor 2.0 8V ou 16V e interior mais simples. Este modelo é facilmente reconhecível por apresentar o cuore (grade dianteira) na cor do veículo em vez de cromado, rodas diferentes, de desenho mais simples também, semelhantes aos da Alfa 164, e interior com acabamentos em cinza e preto sem detalhes em madeira:

Comenta-se também que a Fiat trouxe, em 1996, 25 Alfas 155 com motor 2.5 V6 12v de 178HP. Não se sabe que destino tiveram, mas não foram comercializados. Algumas unidades foram cedidos para uso da diretoria da Fiat, sendo que conseguimos localizar Alfas 155 V6 no mercado de usados de São Paulo.

por Danilo Pessolato.