Suporte

Problemas e Soluções

Dados do veículo
Modelo
Alfa Romeo 164
Ano/modelo
1995
Identificação e solução do problema
Título do problema
Conectores do ABS quebradiços e esfarelando
Tipo do problema
Outros
Sintomas verificados
Os conectores do ABS, no cofre do motor, devido ao tempo e ao calor ficam totalmente quebradiços podendo interferir na ação do ABS
Solução encontrada
Troca do conectores, conforme tutorial abaixo:

Minha Alfa, assim como várias Alfas 164, estava com os conectores dos sensores do ABS ressecados e se desmanchando mais e mais cada vez que eu limpava o motor.

Então, conversando com os amigos do Alfa Romeo BR o Sebastião Serpa Júnior comentou que ele havia trocado os plugs dele. Conversando com ele, fui atrás dos plugs e acabei gerando este tutorial para quem estiver passando pelo mesmo problema.

Primeiro desligue a bateria por mais ou menos meia hora antes de começar o serviço, conforme orientação do nosso amigo Júnior.

Segundo passo é tirar o conector antigo, no meu caso os conectores estavam bem ressecados então fui quebrando eles e consegui manter o comprimento original do cabo. Estes cabos são na medida certa e não tem muita folga, se não for possível quebrar os conectores corte-os o mais próximo possível do conector original.

Terceiro passo é colocar o conector novo. Procurei um usado em som profissional chamado popularmente de plug Canon ou XLR, e como já trabalhei com som procurei o plug da marca Neutrik (foto 01) e (foto 02). Esses conectores custam até cinco vezes mais do que um conector qualquer, mas valem o que custam e como vão vai ficar em um local não muito apropriado com muito calor e as vezes umidade, não tive dúvida em usar estes.

Com os conectores comprados, basta efetuar as soldas. Deixei o pino do centro de fora, uma vez que o conector tem três pinos e só utilizaremos dois. Cuidado para colocar a rosca traseira do conector antes de soldar os fios e atenção para não inverter a ligação na hora da solda. Evite também colocar os fios em curto, evitando assim problemas no ABS.

Depois de devidamente soldado, coloquei muito silicone para alta temperatura (o vermelho) dentro do conector antes de rosquear a parte traseira, que fecha o conector e serve como trava do cabo. O silicone saiu por todos os lados na hora de apertar, sinal de que ficou bem isolado (era isso mesmo que eu queria). Este silicone sai facilmente com um pano com álcool. Assim, deixei o conector bem limpo e isolado.

Faça isto nos dois lados e use silicone na hora de conectar macho e femea, só cuidado para não colocar silicone dentro dos furos e nem nos pinos, pois pode prejudicar o contato.

Agora é só ligar a bateria e tudo volta a funcionar. Mantive o suporte original, este novo conector é um pouco maior que o original mas se você abrir um pouquinho o suporte, com cuidado para não quebrar, ele seve perfeitamente.
Custo aprox. (R$)
40,00
Data de cadastro
22/06/2008
Dados do relator do problema
Nome
Paulo Piovezan
E-mail
engprp@bol.com.br
Estado
SC
Cidade
Concórdia
Fotos de referência