A Marca

Modelos já fabricados

Nesta página listamos todos os carros e protótipos já produzidos pela Alfa Romeo, com especial ênfase para os modelos fabricados e comercializados no Brasil. Como a lista é grande, aos poucos serão incluídos novos modelos, todos pelo menos uma foto para que todos os amantes da Marca Italiana possam conhecer e aprender ainda mais sobre Alfa Romeo.

Modelos de Série

Fabricados no Brasil

  • Primeiro automóvel da FNM (que desde 1949 produzia caminhões da Isotta-Fraschini), o JK-2000 (uma clara homenagem ao presidente Juscelino Kubitscheck, incentivador da indústria automobilística) era baseado no Alfa Romeo 2000 de 1957, que fez pouco sucesso na Itália, mas encantou os brasileiros com seus frisos, cromados e seu discreto rabo-de-peixe.

    Também trouxe várias inovações, como motor de duplo comando de válvulas no cabeçote e câmaras de combustão hemisféricas, câmbio de cinco marchas, suspensão independente nas rodas dianteiras e embreagem de acionamento hidráulico.

  • Genaro "Rino" Malzoni, criador do GT Malzoni e do Puma GT, foi incumbido de projetar um esportivo com a mecânica do JK 2000.

    O resultado era o Onça, cujo perfil lembrava o Ford Mustang, mas vinha com o cuore dos Alfa Romeo na dianteira. O motor tinha 20 cv a mais que o JK, e seu interior vinha com todos os luxos do sedã, incluindo estofamento de couro e volante esportivo Walrod.

    O Onça era produzido artesanalmente: Rino fazia as carrocerias na cidade Matão, São Paulo, e as mandava para fábrica da FNM, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, onde recebia os componentes mecânicos.

    Mas o Onça teve vida curta: sua produção era encerrada no ano seguinte. Não há dados precisos, mas estima-se que foram construídos menos de dez unidades.

  • Versão esportiva do JK 2000, o timb (Turismo Internacional Modelo Brasileiro) vinha com motor mais potente (130 cv contra 95 cv do original), bancos dianteiros individuais, alavanca de câmbio no assoalho. Externamente a única diferença visível é o escudo menor e mais baixo, que fez desaparecer a saliência no capô.

  • Em 1969 a FNM modificou seu modelo 2000: o escudo ficava menor, a cilindrada do motor foi aumentada para 2,13 litros (daí a denominação 2150), e, opcionalmente, bancos dianteiros individuais e câmbio no assoalho.

  • Já sob controle acionário da Alfa Romeo, a FNM atualizou seu modelo 2150: o escudo ficava mais baixo e largo, bancos dianteiros individuais e câmbio no assoalho. Jamais a marca havia experimentado tanto sucesso nas vendas. Em 1974, finalmente, o nome FNM desaparecia junto com o 2150, cedendo lugar para o Alfa Romeo 2300.

  • O 2300 B representa a primeira atualização da linha 2300. Vinha com lanternas traseiras maiores, grade preta sem frisos e com cuore maior, novo painel de instrumentos, novo volante, novo carburador, e ausência da barra estabilizadora na suspensão dianteira.

  • O 2300 ti (Turismo Internacional) vinha com carburação quádrupla, que fornecia mais 8 CV ao motor, grade com quatro frisos, parachoques traseiros mais compridos e dianteiros com piscas embitidos, friso aluminizado mais largo e com trevo (Quadrifoglio) na coluna traseira, luz de leitura sobre o banco traseiro, que tinha cintos de três pontos e apoios de cabeça nos assentos laterais. No painel, novos instrumentos: ponteiro da pressão do óleo, voltímetro e relógio analógico.

  • Ligeiras alterações estéticas: Lanternas traseiras com pisca âmbar, novas rodas de aço e faixa de alumínio na tampa da mala. Por dentro, console de teto com luz e relócio digital. No painel, agora cinza, indicador de desgaste das pastilhas dianteiras e de nível do óleo do motor.

  • Apresentada em agosto de 1984, esta última vesão do Alfa nacional tinha grade mais saliente, cuore mais largo, emblema mais atual (7,5 cm), lanternas traseiras maiores, parachoques cromados mais robustos e com polainas plásticas, novo volante.

Modelos de Série

Pelo Mundo

  • Carroceria Zagato

  • Carroceria Touring

  • arroceria Pinfarina

  • Carroceria Touring.

  • Carroceria Castagna

  • Carroceria Figoni

  • Carroceria Pinfarina

  • Carroceria Touring.

  • Carroceria Brianza

  • Carroceria Pescara

  • Carroceria Pininfarina

  • Carroceria Farina

  • Modelo Competizione

  • Carroceria Pinifarina

  • Carroceria Farina

  • Carroceria Touring

  • Carroceria Touring

  • Era irreverentemente chamado de "Alfa Matta" (Mad Alfa) e foi o precursor dos off-road modernos. Foram produzidos 2000 para o Governo e 50 unidades para uso civil. Permaneceram na linha de produção até 1954. (AR51 e AR52).

  • Carrosseria Pininfarina

  • Carrosseria Touring

  • Motor de 1290cc

  • O Alfa Romeo 2600 é uma evolução do Alfa Romeo 2000, com uma leve reestilização de carroceria e um novo e potente motor de 6 cilindros em linha.

  • Produzida por Bertone, com desenho de Giorgio Giugiaro.

  • A OSI (Officina Stampaggi Industriali) produziu uma pequena série de 52 unidades.

  • O Alfa Romeo Giulia Sprint GTA foi lançado em 1965, pesando 200kg a menos que o Alfa Romeo Giulia Sprint GT. O carro fez grande sucesso na categoria turismo até 1970. Foram produzidas 1.969 unidades, sendo 1.052 com direção instalada na direita.

  • Foram produzidas 1.510 unidades de 1969 a 1975.

  • Foram produzidas 3.925 unidades de 1970 a 1977.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Modelo comercializado no Brasil.

  • Em 2 de março de 2020, a Alfa Romeo apresentou dois novos modelos com uma produção limitada a 500 unidades: Alfa Romeo Giulia GTA e Alfa Romeo Giulia GTAm. As versões GTA e GTAm foram desenvolvidas para celebrar o 110º aniversário da marca em 2020, e homenagear um dos automóveis mais emblemáticos da Alfa Romeo: Giulia GTA. Ambos os modelos usam o mesmo motor, de 540 cv e 100 quilos mais leve que a Alfa Romeo Giulia Quadrifoglio, permitindo uma relação peso/potência de 2,82 kg/cv e 0 a 100 km/h em 3,6 segundos.

    O GTAm é um modelo mais focado em pistas e, como resultado, tem somente dois assentos, cintos de corrida e vidros laterais e traseiros Lexan.Para uma melhor dirigibilidade o carro foi alargado em 50 milímetros tanto na dianteira quanto na traseira e recebeu para-lamas mais largos devido a nova largura. Novas molas, amortecedores e buchas também contribuem para essa melhora.

    Os compradores do modelo, recebem também um “pacote de experiência personalizado” que inclui um capacete de corrida Bell especial GTA, um traje de corrida completo da Alpinestars, uma capa de carro Goodwool personalizada e um curso de direção específico desenvolvido pela Alfa Romeo Driving Academy.

    GTA
    GTAm

Modelos de estudo

Protótipos

  • Realizada pelo Estúdio Espera, de Franco Sbarro, esta station teve apenas uma unidade produzida, exposta no salão de Genebra de 1994.

Modelos de estudo

Protótipos autodelta

  • No total foram produzidos 40 unidades, todos pela AutoDelta, em 1970 e 1971, especificamente para corridas.