Artigo

Você é colecionador de carros ou de preços?

Uma visão sobre o verdadeiro antigomobilista.

Carro do Brasil: Este evento ocorre de dois em dois anos em Brasilia. Em 2005 o tema do evento foi a Alfa Romeo/FNM como pioneiros no Brasil.

Você é colecionador de carros ou de preços? É desta forma que prefiro começar uma conversa se for para falar de carros antigos, porque hoje entre os que cultivam o hobby de carros antigos, existem muitos colecionadores de preços, e que nada tem haver com antigomobilistas.

“Eu comprei esse carro por $$$$ um valor bem alto, e já “injeitei” (linguagem típica deles) $$$$$$$$$$ mais alto ainda” este é um tipo muito comum que se vê em grandes encontros, porque na verdade ele não tem aquela paixão pela história dos carros e sim uma necessidade enorme de exibir o valor do seu carro e do sua capacidade financeira de comprar carros. Este é o tipo de perfil que nada tem haver com o hobby e sim são os oportunistas de plantão que criam um falso valor para carros antigos e ajudam a iludir os novatos de que eles são caros mesmo.

Encontro de Alfistas de Canela em 2005. O encontro reuniu vários modelos de diferentes épocas.

Pessoas deste tipo acabam por desmotivar muitos que realmente gostam de conservar seu carro antigo, encontrar com os amigos para falar sobre o assunto e aprender novas técnicas e história sobre suas raridades. O grande problema disso, é que com tanto colecionador de preço nas cidades, os verdadeiros amantes deste hobby, começam a ficar de saco cheio deste assunto todo de dinheiro e falta de companheirismo e cooperativismo, que na verdade existe um movimento silencioso no Brasil, que é o ex antigomobilista que se encheu de tanta futilidade que começam a vender seu ou seus carros.

Desde do inicio de 2005, já conversei com uns 3 grandes colecionadores que começaram a vender toda a sua coleção, e qual a justificativa comum? “Estou de saco cheio”.

O Verdadeiro antigomobilista, sabe comprar um carro antigo, e cultiva mais ainda ver o carro sendo restaurado, mesmo que seja lendo, devido aos fatores financeiros, mas para ele ver o renascimento de um carro para o mundo é um prazer imensurável. Ele geralmente não perde o seu tempo falando que comprou seu carro por preços altos, até porque ele é inteligente o suficiente para saber precificar um carro que precisa de recuperação e aquele que já está pronto e restaurado.

O Verdadeiro antigomobilista sabe onde buscar um bom carro a preço justo, não vou entrar aqui no mérito do preço justo, porque isso varia muito por tipo de carro e estado geral.

O Verdadeiro antigomobilista sabe cultivar amizades com aquelas pessoas que realmente gostam do assunto, e por isto ele procura sempre que pode estar presente, mas não para falar dos custos e sim do prazer e reviver através dos automóveis uma parte da história industrial, social e econômica de uma época que envolve os automóveis.

Afinal, que tipo você é ou pretende ser?

Primeiro encontro de Alfistas de Vitória em 2005. O autor posa para foto com seus Alfas ti4 e 164.

por Esdras Siqueira Franco. Texto revisado por Eduardo Guerra.

©2006 - Vôo Rasante - Todos os direitos reservados.

Artigo original publicado em 11/03/2006 no blog do autor e gentilmente cedido para publicação em nosso Site.