Artigo

O Alfa Romeo Fioravanti Vola

O estúdio italiano de design Fioravanti foi fundado em 1987 pelo ex-designer da Pininfarina, Leonardo Fioravanti. Com sede na cidade histórica de Moncalieri, perto de Turim, a companhia oferece conceitos inovadores não apenas para a indústria automobilística, mas também modernos projetos de arquitetura que são feitos, como o de diversos campos de golfe que ela projetou pelo mundo.

No Salão de Genebra de 2001, o estúdio apresentou um interessante carro-conceito sobre a plataforma do Alfa Romeo 147, chamado de Fioravanti Vola.

O principal atrativo do Vola é o seu sistema de capota rotativa: Um mecanismo giratório recolhe o teto para o porta-malas, mas a capota é alojada acima e não dentro do compartimento de bagagens. Além de simples, prático e leve, o sistema modifica pouco o centro de gravidade se usando a capota aberta ou fechada, um dos principais problemas dos carros de capota rígida retrátil como o Peugeot 206 CC e o Mercedes SLK.

A capota utiliza estrutura em fibra de carbono e é feita em plástico de diversas transparências, para conciliar proteção solar e visibilidade traseira. Quando aberta, a região antes ocupada pelo vidro traseiro dispõe-se de modo a evitar turbulência do vento. O porta-malas é de fácil acesso, mesmo com a capota abaixada.

O Vola vai de coupe a roadster em apenas alguns segundos. Nos carros atuais, isto só era possível com uma grande quantidade de complexos sistemas mecânicos e hidráulicos, que aumentam o peso e a perda de espaço no compartimento de bagagem. A proposta da Fioravanti é simples e tão prática que é uma daquelas idéias que os engenheiros se perguntam "Como nunca pensamos nisso antes?".

A capota aberta repousa sobre o compartimento de bagagens.

Ao acionarmos o sistema da capota, esta literalmente gira 180º para se encaixar no parabrisas.

O sistema de capota retrátil do Vola é muito simples e acaba com vários problemas, como a perda de espaço no porta-malas

Fora esse engenhoso sistema, o Vola é um estudo de estilo bem simples, que segue o padrão de design dos Alfas atuais, com algumas novidades, como os grandes faróis verticais, que vão dos pára-choques até o final do capô. O Cuore Sportivo está bem pronunciado na sua frente, mostrando que esse carro tem um legítimo toque da Alfa Romeo, como também sua linha de cintura baixa. Na traseira as lanternas são afiladas, como manda a tradição Alfa.

O carro dispensa os retrovisores e usa um sistema de microcâmeras para captar as imagens da traseira e das laterais, que são mostradas em uma tela no painel.

A simplicidade e a simetria caracterizam o seu interior, com o seu painel simetricamente idêntico do lado do passageiro e do motorista. O Vola utiliza o câmbio Selespeed do Alfa 147, com duas borboletas atrás do volante para efetuar as trocas de marchas, como em um carro de Fórmula 1, mas ao contrário do 147, o Vola não tem a manopla de câmbio convencional. Os instrumentos do painel formam um lindo conjunto totalmente tridimensional, que parecem ser feitos de cristais.

O painel segue as linhas simples e modernas da carroceria, combinado com tecnologias já existentes nos Alfas a venda, como o câmbio Selespeed e funções num visor de cristal líquido. Interior em cores distintas: Para o carro preto, interior em vermelho e para o vermelho, interior marrom.

Oculto sob o painel central está um monitor de cristal líquido que administra todas as funções do carro, semelhante ao que equipa o Alfa 166, controlando o rádio, ar condicionado, o sistema de navegação, telefone celular, as microcâmeras que substituem os retrovisores, entre outras funções.

Os bancos são em tecido vermelho ou marrom, sendo o único detalhe de couro do interior o seu volante, feito parcialmente também com fibra de carbono. A sua mecânica não foi divulgada pela Fioravanti, mas acredita-se que ele use o motor do 147, de quem herdou a plataforma.

O Fioravanti Vola é um lindo carro-conceito, que encantou a todos quando foi apresentado. A Alfa Romeo não informou se pretende fabricá-lo, mas com certeza ela irá aproveitar muito dele no projeto do novo Alfa Romeo Spider. É esperar pra ver esse legítimo Alfa nas ruas.

Detalhe da microcâmera que substitui o retrovisor

Capota sobre o compartimento de bagagens

O Alfa Romeo Vola tem um design contemporâneo, por isso o seu estudo pode ser largamente aproveitado na próxima geração do Alfa Romeo Spider.

por Johnny Carvalho. Texto revisado por Eduardo Guerra.

©2003 - Alfa Romeo Web - Todos os direitos reservados.