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Motores aeronáuticos Alfa Romeo

A utilização de motores Alfa Romeo em aeronaves é tão antiga quanto a própria história da marca e a invenção do avião. Remonta a novembro de 1910, quando um motor A.L.F.A. 24 HP com compressor foi adaptado a um modelo civil, o biplano Santoni-Franchini, que rasgou os céus de Milão inaugurando uma saga que só terminaria em 1988, com a venda da Alfa Romeo Avio.

Biplano Santoni Franchini 1910 ALFA 24 hp com compresso

As atividades da Alfa Romeo, no que diz respeito à fabricação de motores aeronáuticos, tiveram início em 1917 com o pedido do governo italiano para a construção, sob licença, de 300 exemplares do motor V6 Isotta-Fraschini para seus esquadrões de bombardeiros. A encomenda foi cancelada um ano mais tarde devido a atrasos e outros problemas relacionados à instalação da fábrica.

Caproni Ca3 1915 I Fraschini V4b - Produção Alfa Romeo

Depois disso e até 1925, a Alfa Romeo se concentrou na produção de automóveis. Com o sucesso de seus carros de competição em 1924, a Força Aérea Italiana retomou o interesse por motores que fossem produzidos pela fábrica milanesa. Assim, sob licença da Bristol inglesa, era iniciada a produção dos motores radiais de nove cilindros Jupiter. A Alfa Romeo desenvolveu e construiu vários motores baseados nos Bristol Jupiter e Pegasus. Na Itália, designados 125, 126, 128, 129 e 131, foram construídas cerca de 11.000 unidades, sendo amplamente utilizados nos bombardeiros Italianos da segunda guerra mundial. Melhoraram o que já era bom, fato reconhecido pela própria Bristol.

Savoia Marchetti SM82 Canguro 1939

Savoia Marchetti SM75 1937

Alfa Romeo 128

Alfa Romeo Jupiter

Savoia Marchetti SM79 1934

Savoia Marchetti SM81 1934

Savoia Marchetti SM73 1935

O Alfa Romeo Mercurius foi uma evolução do Bristol Jupiter chamada na Inglaterra de Mercury. Equipou o biplano de observação IMAM Ro.30 em 1932. Também sob licença inglesa, da Armstrong Siddeley, a Alfa Romeo produziu o sete cilindros radial Alfa Romeo Lynx, na década de 30. Desenvolvia 200 hp e equipou três tipos de aeronaves.

Fiat C.R-40 1934

Breda BA 27 19348

Alfa Romeo Mercurius

Alfa Romeo Lynx

Breda Ba.19 1931

IMAM Ro.10 1931

Num período em que não eram raras as adaptações de motores automotivos em aviões, outro motor da linha de automóveis Alfa, o 6C 1750, também com compressor volumétrico, foi aplicado ao modelo Caproni Ca.100 de 1931.

Em 1932 a Alfa Romeo construiu seu primeiro motor aeronáutico de projeto próprio, o D2. Obra de Vittorio Jano, era um nove cilindros radial que desenvolvia entre 240 e 270 hp. Foram produzidas cerca de 600 unidades entre 1931 e 1934. Mostrou grande eficiência operando em regiões de clima quente, tendo sido utilizado com sucesso na África equipando o trimotor Caproni Ca.101.

Alfa Romeo D2

Caproni Ca.101 1933

Em 1934 surgiram os Alfa Romeo 110 e 115. Motores de pequena capacidade, baseados nos ingleses de Havilland Gipsy Six e utilizados principalmente em pequenos aviões de treinamento, reconhecimento e aeronaves civis leves, foram produzidos em número significativo e equiparam uma grande variedade de modelos. O AR 110 e suas variantes foram fabricados até 1944 e o AR 115 entre 1936 e 1956.

Alfa Romeo 110 e Fiat G2 1934

Cant Z.1010 Balilla

Alfa Romeo 115

Ambrosini S.7 1939

Cartaz da 1ª Mille Miglia aérea de 1951

O Alfa Romeo 121 foi um oito cilindros invertidos (V8) com supercharger e equipou o avião de treinamento e competição Ambrosini S.7.

Alfa Romeo 121

O Alfa Romeo 135 foi um enorme motor radial de dezoito cilindros desenhado por Giustino Cattaneo em 1934-35. Era, basicamente, dois motores 126 de nove cilindros fundidos em um. Não teve grande sucesso. A despeito da enorme potência conseguida em uma de suas variantes, a 136 R.C.25, que chegava a 2.400 hp em regime de potência máxima , sendo considerado o radial mais potente do mundo naquela época, apresentou muitos problemas de confiabilidade e acabou abandonado depois de aproximadamente 150 unidades construídas.

Alfa Romeo 135

Cant Z1018 Leone 1941

Na década de 40, no auge da segunda grande guerra, os fabricantes italianos de aviões de combate careciam de um motor que fosse compacto, de grande potência e confiável para equipar seus novos caças. A escolha recaiu sobre os alemães Daimler-Benz DB 601 e DB 605 que foram fabricados sob licença pela Alfa Romeo com a denominação R.A. 1050 (DB 605) e R.A. 1000 RC 41 (DB 601). A versão do 601 produzida pela Alfa era a 601 Aa. Esse motor era um doze cilindros invertidos (V-12), quatro válvulas por cilindro (as de escape, refrigeradas a sódio), refrigeração líquida e compressor volumétrico. Produzia de 1.050 a 1.159 hp. Equipou os caças Macchi C.202 e Reggiane Re. 2001.

Alfa Romeo R.A. 1000

Reggiane Re. 2001 Falco II 1940

O R.A. 1050 (DB 605) foi uma evolução do DB 601 e produzia até 1.775 hp de potência máxima. Equipou os melhores caças da Força Aérea Italiana (Macchi C.205, Fiat G.55 e Reggiane 2005, entre outros).

Alfa Romeo R.A. 1050

Reggiane 2005 Sagittario 1943

Com as instalações destruídas ao final da guerra, a Alfa Romeo iniciou uma lenta recuperação. Aos poucos foi retomando a produção de alguns motores como os AR 115 e AR 121. Mantinha alguns contratos de manutenção e buscava novas parcerias.

Na década de 60, a Alfa Romeo Avio direcionou seu foco para a manutenção e upgrades em motores de diversos fabricantes como a Curtiss-Wright, Pratt&Whitney, Rolls Royce e General Electric. Em 1967 o governo italiano confiou à Alfa Romeo a produção da turbina GE J85-13A para seu novo avião de combate, o Fiat G91. Fabricava quase metade dos componentes e fazia a montagem final. Em 1979 fez seu vôo de estréia a primeira turbina inteiramente feita na Itália, pela Alfa Romeo, a AR318 (projeto em parceria com a Rolls Royce) equipando um bimotor americano de turismo Beech King Air.

Lockheed F104 Starfighter 1963

Aeritalia G91Y 1970 e Embraer AMX 1989

Na década de 80, fez parte da equipe de desenvolvimento do novo motor T 700-T6E1 da General Electric, que equipou o helicóptero NH90, alçado ao primeiro voo em 1995. Em 1988 a Alfa Romeo Avio foi vendida para a Aeritalia.

Motores aeronáuticos Alfa Romeo

Motores fabricados, suas aplicações e variantes

ALFA ROMEO 110
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
4 cilindros invertidos, 2 válvulas por cilindro
Potência
89 kW (120 hp)
Produção
~500 unidades a partir de 1934
Aplicações
Ambrosini SAI.10, Fiat G.2 (Fiat G.2\2 variant), CANSA C.5B\1, Cant Z.1010 Balilla, Cant Z.1012, Saiman 202
Variante ALFA ROMEO 110ter
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
4 cilindros invertidos, 2 válvulas por cilindro
Potência
97-108 kW (130-145 hp)
Aplicações
Ambrosini S.1001, Agusta CP-110
ALFA ROMEO 115
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
6 cilindros invertidos, 2 válvulas por cilindro
Potência
97-108 kW (130-145 hp)
Produção
~1.600 unidades entre 1936 e 1956
Aplicações
Ambrosini SAI.2S (versão 115-I), Ambrosini SAI.3, Bestetti BN.1 (1 protótipo), Breda Ba.75 (protótipos), Breda Ba. 79S, Cant Z.1012 (também 110), Caproni Ca.164, Caproni Ca.309 Ghibli (versão 115-II), Nardi FN.305, Nardi FN.315, Saiman 200
Variante ALFA ROMEO 115bis
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
6 cilindros invertidos, 2 válvulas por cilindro
Potência
145 kW (195 hp)
Aplicações
Fiat G.46-1B, Fiat G.46-3B, Fiat G.46-4B
Variante ALFA ROMEO 115ter
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
6 cilindros invertidos, 2 válvulas por cilindro (as de escape, refrigeradas a sódio)
Potência
160-168 kW (215-225 hp)
Aplicações
Ambrosini S.7, Fiat G.46-A, Fiat G.46-3A, Fiat G.46-4A
ALFA ROMEO D2
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros
Potência
179-202 kW (240-270 hp)
Aplicações
Breda Ba.25, Caproni Ca.101
ALFA ROMEO 121
Tipo
Pistão, refrigeração a ar
Cilindros
8 cilindros (V8) com compressor (supercharger), 2 válvulas por cilindro
Potência
246-284 kW (330-400 hp)
Aplicações
Ambrosini S.7
ALFA ROMEO JUPITER (BRISTOL)
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
313 kW (420 hp)
Aplicações
Caproni Ca.97
ALFA ROMEO 125 RC.35
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
485 kW (650 hp)
Aplicações
Breda Ba.64, Savoia Marchetti SM.79 Sparviero, Savoia Marchetti SM.81 Pipistrello
ALFA ROMEO 126 RC.10 / RC.32 / RC.34
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
RC.10 (versão civil do RC.34)
559-597 kW (750-800 hp)
RC.32
1.006 kW (1.350 hp)
RC.34
507-582 kW (680-780 hp)
Aplicações
RC.10 (versão civil do RC.34)
Cant Z.506A, Macchi M.C.94, Macchi M.C.100, Savoia-Marchetti SM.73
RC.32
Savoia-Marchetti SM.79-ll “Sparviero”
RC.34
DAR-10A (protótipo), Savoia-Marchetti SM.73, Savoia-Marchetti SM.74, Savoia-Marchetti SM.79 “Sparviero”, Savoia-Marchetti SM.81 “Pipistrello”, Savoia-Marchetti SM.83, Caproni Bergamaschi AP.1, Cant Z.506B “Airone”, Junkers Ju 52

ALFA ROMEO 128 RC.18 / RC.21
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
RC.18
641-717 kW (860-962 hp)
RC.21
708 kW (950 hp)
Aplicações
RC.18
Fiat G.12, Savoia-Marchetti SM.79B “Sparviero”, Savoia-Marchetti SM.82 “Canguru”, Savoia-Marchetti SM.95
ALFA ROMEO 135 RC.32 / RC.34
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
RC.32
1.030 kW (1.400 hp) a 1177 kW (1.600 hp)
RC.34
1.194 kW (1.600 hp)
Aplicações
RC.32
Cant Z.1018 “Leone”, Savoia-Marchetti SM.87, Savoia-Marchetti SM.82, Savoia-Marchetti SM.90, Cant Z.1014
RC.34
Focke-Wulf FW 200 “Condor” (Protótipo)
ALFA ROMEO 136 RC.25 / RC.65
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
9 cilindros, aspirado, 4 válvulas por cilindro
Potência
RC.25
1.360 kW (1.850 hp) a 1765 kW (2.400 hp)
RC.65
1.214 kW (1.650 hp) a 1618 kW (2.200 hp)
Aplicações
RC.25
Cant Z.1018
ALFA ROMEO MERCURIUS
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar, com supercharger
Cilindros
9 cilindros, 4 válvulas por cilindro (as de escape, refrigeradas a sódio)
Potência
457 a 474 kW (612 a 636 hp)
Aplicações
IMAM Ro.30, Breda BA 27, Fiat C.R-40
ALFA ROMEO LYNX
Tipo
Pistão, radial, refrigeração a ar
Cilindros
7 cilindros, 2 válvulas por cilindro
Potência
139 a 160 kW (187 a 215 hp)
Aplicações
Breda Ba.19, Breda Ba.25, IMAM Ro.10
ALFA ROMEO RA 1000 RC 41
Tipo
Pistão, refrigeração líquida, com supercharger
Cilindros
12 cilindros em V, 4 válvulas por cilindro (as de escape, refrigeradas a sódio)
Potência
787 a 865 kW (1.050 a 1.159 hp)
Aplicações
Macchi C.202, Reggiane Re. 2001
ALFA ROMEO RA-1050
Tipo
Pistão, refrigeração líquida, com supercharger
Cilindros
12 cilindros em V, 4 válvulas por cilindro (as de escape, refrigeradas a sódio)
Potência
1.250 a 1.324 kW (1.677 a 1.775 hp)
Aplicações
Macchi C.205, Fiat G.55, Reggiane 2005

Motores aeronáuticos Alfa Romeo

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Impressa

Coleção Armas de Guerra, vols. 1, 2 e 3, Abril Coleções, São Paulo, 2010

Enzo Angelucci, Gli Aeroplani, Milano, Arnoldo Mondadori Editore, 1971

Jonathan Thompson, Italian Civil and Military Aircraft 1930-45, Fallbrook, California, Aero Publishers Inc., 1963

Websites

aircraftimages.net, airliners.net, airwar.ru, alasvirtuales.blogspot.com, alfasport.net, asasdotocantins.blogspot.com, ask.com, aviastar.org, aviationnews.eu, azmodel.cz, baaa-acro.com, casadabalsa.com.br, cmpr.it, commons.wikimedia.org, de.academic.ru, dieselpunks.blogspot.com, en.valka.cz, en.wikipedia.org, flugzeuginfo.net, forum.avionslegendaires.net, histarmar.com.ar, it.wikipedia.org, latvianaviation.com, members.jcom.home.ne.jp, militaryphotos.net, modellversium.de, stormomagazine.com, umm-usa.com, voarnews.blogspot.com, worldwar02.com, warbirdfare.blogspot.com